ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo restringe uso de água na agricultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/10/2015

3 MIN DE LEITURA

5
0
Da redação

O Estado do Espírito Santo, que vem sofrendo com o clima seco há meses, restringe, agora, o uso da água na agricultura e na indústria local. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) editou as Resoluções 005 e 006/2015, publicadas nesta terça-feira (6/10), no Diário Oficial do ES. A primeira declara o Cenário de Alerta frente ao prolongamento da escassez hídrica. A segunda prioriza o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual e estabelece uma série de restrições ao uso da água.

As medidas foram anunciadas pelo Comitê Hídrico Governamental, nesta segunda-feira (5/10), durante entrevista coletiva. Participaram, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, a presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Denise Cadete, e o diretor de Planejamento e Gestão Hídrica da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Robson Monteiro.

Áreas de café
Entre as localidades que estão em estado extremamente crítico e racionando, o Governo destaca alguns municípios de produção cafeeira, como São Roque do Canaã, a região de Várzea Alegre, em Santa Teresa, e de Cidade Nova da Serra, no município do Fundão, onde 100% do fornecimento de água para a população está sendo feito por meio de carro-pipa.

Para estes locais, a resolução 006/2015 estabelece regras e condições de restrição de captação e uso de água. Outros municípios inclusos na medida são: Pinheiros, Alto Rio Novo, Vila Pavão e parte de Conceição da Barra, Barra de São Francisco e Ecoporanga. Nesses locais, a captação de água para qualquer outro fim que não seja o abastecimento humano e animal, como a utilização da água para fins industriais e para irrigação, está totalmente suspensa por 15 dias, podendo a suspensão ser revista a qualquer tempo.

Foto: Divulgação/ Seag
Nessa quinta-feira (8/10), uma comitiva formada pelo vice-governador César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice e diretor de operações da Cesan, Carlos Martinelli, visitou localidades do Norte do Estado que estão sofrendo com a falta de água


No restante do Estado foi determinada a proibição imediata, no período diurno, entre as 5 horas e as 18 horas, das captações em cursos de água superficiais destinadas a todo e qualquer uso, exceto para o abastecimento humano. “São medidas restritivas, mas imprescindíveis para garantir o abastecimento de água para as pessoas”, afirmou o diretor da Agerh, Robson Monteiro, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (5/10).

Já a Resolução 005/2015, que declara Cenário de Alerta, proíbe a construção de novos poços escavados, a captação em poços escavados localizados a menos de 300 metros de um corpo hídrico superficial e a perfuração de poços artesianos, exceto quando destinados ao abastecimento humano.

A resolução também traz a recomendação para que as instituições de fomento ou de crédito agrícola suspendam imediatamente as operações para a implantação de novos sistemas de irrigação e para a ampliação de sistemas já existentes. O documento recomenda, ainda, às Companhias Públicas e Privadas e aos Serviços Autônomos Municipais de Água que reduzam o fornecimento de água para grandes usuários industriais.

Uma força-tarefa foi criada para fiscalizar a utilização da água em todas as bacias hidrográficas. Formada por representantes dos Comitês de Bacias, da Agerh, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), da Polícia Militar e de prefeituras, a força-tarefa irá verificar in loco se as resoluções da Agerh estão sendo cumpridas. Em caso de desrespeito, os infratores estão sujeitos a multas de até R$ 268 mil.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que o Espírito Santo registra uma das piores secas de sua história, o que vem trazendo impactos para toda a população urbana e rural, sobretudo para o setor agropecuário. “Estamos agindo de maneira rápida para minimizar os impactos dessa estiagem para o conjunto da sociedade. A legislação estabelece que a prioridade deve ser sempre o abastecimento humano. Paralelo a essas medidas emergenciais estamos colocando em prática um conjunto de ações para aumentar a segurança hídrica dos capixabas”, pontuou.

A presidente da Cesan, Denise Cadete, lembrou que a situação do Estado voltou a ser de alerta e a população, apesar de já ter economizado 9 bilhões de litros de água nos oito primeiros meses deste ano, comparado com o ano passado, tem que continuar a economizar.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 14/10/2015

Prezado Evandro,



Até nossa última reportagem sobre o tema, não havia previsão de chuva para o Estado. Confira: https://www.cafepoint.com.br/clima/giro-meteorologico/espirito-santo-segue-sem-previsao-de-chuva-em-areas-produtoras-97343n.aspx



Att,

Equipe CaféPoint
GERLES EWALD

SOORETAMA - ESPÍRITO SANTO

EM 13/10/2015

É! o produtor sempre é o responsável por tudo, é o primeiro à sofrer com as consequências.
JOSÉ ELIAS GAVA

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/10/2015

Por favor, faça esse comentário que fiz agora a pouco chegar ao governo, que dei o Título ALÔ GOVERNO.
JOSÉ ELIAS GAVA

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/10/2015

                  

                                             ALÔ GOVERNO.



                                             É preciso o governo fazer um planejamento estratégico de curto,médio e longo prazo, com ações intensivas e práticas com desburocratização quanto as políticas públicas para viabilizar a conservação de solo e construções de Megas barragens-Rios e Médias e pequena de acordo com a sua realidade nas propriedades, ser obrigatório a construção decaixas secas, Criar linha de crédito a juros 0% para promover e obrigar as mudanças de todos os sistemas de irrigações por aspersão para localizadas( trará redução imediata de 50%  no consumo de água e energia), proibir irrigar ao dia,criar uma secretaria especifica para Água  e que seja independente que tenha orçamento próprio, pois, se ficar pendurada na Seag, vai ser mais um programinha com vimos nos governos passados.

Mandamos essas sugestões para o governo desde janeiro de 2015,dentre outras, Já estão  protocoladas no governo e  infelizmente deve estarem na gaveta.

Estou vendo que do jeito que vai, será mais reuniões do que ações. Já foi embora um ano . LEMBRE- SE, seca se combate com ações duradouras e não  com ações emergenciais.



Sou José Elias Gava Extensionista do Incaper.
EVANDRO LIUTH TESSAROLO

ARACRUZ - ESPÍRITO SANTO

EM 11/10/2015

Alguma previsão de chuva para 2° quinzena de outubro pra ES?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures