ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Projeções 2015: Antonio Rigno e Cândido Rosa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 26/12/2014

3 MIN DE LEITURA

2
0


Por Thais Fernandes


O ano de 2014 marcou a vida de cafeicultores de todo o país, em especial da região sudeste, afetada por forte estiagem. Contudo, na contramão do problema, algumas fazendas conseguiram se destacar no que diz respeito, principalmente, à qualidade. Nesse quesito, o município de Piatã, na Bahia, foi o destaque do ano. Conversamos com dois produtores do município que, juntos, arrecadaram a impressionante quantia de R$ 292.221,56 (conforme premiações divulgadas pela Abic e BSCA) como campeões de dois concursos especializados em produção de qualidade. Antonio Rigno e Cândido Rosa são sogro e genro, respectivamente, e contam um pouco de sua história na produção cafeeira e o que esperam para a próxima safra.

CaféPoint - Há quantos anos produz café? Há quanto tempo investe em qualidade?
Cândido Rosa – O meu sogro Antonio Rigno produz há 32 anos e eu, no início de 2000 adquiri a Ouro Verde que era dele, numa transação familiar. Ele se comprometeu a administrar todo o processo de produção de café. Até então é dele ainda a responsabilidade, que com a minha cooperação e a consultoria de uma empresa especializada na produção de café, a Agripec, conduzimos todo o processo.

CaféPoint - Qual a extensão das propriedades?
Cândido e Rigno - A São Judas Tadeu tem 140 hectares, sendo 40 hectares de café, e a Ouro Verde tem 45 hectares, sendo 25 hectares de café.
 

Foto: Divulgação / Fazenda São Judas Tadeu
Foto: Divulgação / Fazenda São Judas Tadeu

CaféPoint - Quais as variedades de café produzidas?
Cândido e Rigno - Na São Judas Tadeu temos o catuaí amarelo, o vermelho e o bourbon. Na Ouro Verde temos o catuaí amarelo e o vermelho.



 
CaféPoint - Vocês fazem o processo de torra na propriedade?
Cândido e Rigno - Temos uma torrefação na São Judas Tadeu onde torramos uma parte da produção para utilização na marca Café Rigno.

CaféPoint - Na safra 2014/2015 quantas sacas você produziu? Quantas amostras foram enviadas para concursos de qualidade?
Cândido e Rigno - Produzimos 1.300 sacas na São Judas Tadeu e 500 sacas na Ouro Verde. A São Judas Tadeu mandou uma amostra para o Concurso da BSCA (100º Cup of Excellence), uma amostra para o Concurso da Bahia na categoria despolpado e uma amostra para o Baiano na categoria natural, e uma amostra no 11º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Safra 2014.

A Ouro Verde só encaminhou uma amostra no concurso da BSCA.
Conquistamos o 1º e 2° da BSCA, 1° da Abic e 1° do Baiano no Despolpado e 2° no Baiano no Natural, com a São Judas Tadeu.

Foto: Divulgação / Fazenda Ouro Verde
 
Foto: Divulgação / Fazenda Ouro Verde


CaféPoint - Na sua propriedade são utilizadas tecnologias voltadas para o clima, como a irrigação? Vocês têm planejado novas medidas para se precaver diante de problemas como a seca deste ano?
Cândido e Rigno - Usamos nas duas propriedades irrigação por gotejamento através de água captada de poço artesiano.

CaféPoint - Como foi o andamento das floradas referentes à safra 2015 na sua propriedade, e como está o desenvolvimento do cafeeiro na pós-florada?
Cândido e Rigno - Tivemos uma boa florada e estamos confiantes numa boa produção.

CaféPoint - Qual a projeção de produção na sua propriedade para a safra 2015/2016?
Cândido e Rigno - Esperamos repetir a produção, devido à boa florada que tivemos e às chuvas que estão acontecendo durante esse período. Com a irrigação e a consultoria da Agripec, esperamos manter o bom desenvolvimento do cafeeiro.

CaféPoint - Este ano, a região de Piatã, e em geral também outras regiões da Bahia, foram muito bem em concursos. A que vocês atribuem esse momento do café baiano?
Cândido e Rigno - Piatã vem se destacando nos últimos anos na produção, principalmente na qualidade, devido, acreditamos, ao clima, à altitude de 1.300 metros em média e ao empenho dos pequenos produtores em produzir café de qualidade.

CaféPoint - No Cup of Excellence edição de 2014, a saca de Cândido foi arrematada por preço recorde e a de Antônio Rigno, vencedora do Concurso realizado pela Abic. Como produtores focados em qualidade, qual a expectativa de vocês para o mercado de cafés especiais em 2015, em relação ao preço pago ao produtor?
Cândido e Rigno - Nossas expectativas, assim como dos produtores de nossa região, são as melhores possíveis. Com as premiações, Piatã ficou no foco dos compradores, principalmente do mercado externo, e hoje eles estão vindo até nós e com isso agregando preços ao nosso café. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO LINS PERAZZO

SALVADOR - BAHIA - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 29/04/2015

Conheci os cafezais e instalações da familia Rigno, em Piatã Ba. Constatei o empenho e a dedicação com o seu negócio na produção de cafés especiais, dirigido por Antonio Rigno, pai e filho e Cândido Rosa. Pelo que vi, o sucesso deles será sempre crescente.
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 06/01/2015

   A qualidade está sendo e será a porta de saída para a crise...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures