ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater comemora 67 anos de serviços em Minas Gerais

PRODUÇÃO

EM 03/12/2015

4 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) comemorou nesta quinta-feira (3/12) seus 67 anos de história. O evento realizado em Belo Horizonte contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre elas representantes de diversas instituições ligadas à agropecuária de Minas e do Brasil. A Emater-MG foi a primeira empresa pública do setor a ser criada no país. Ela está presente em 790 municípios e realiza, por ano, o atendimento a 400 mil agricultores.

O presidente da instituição, Amarildo Kalil, destacou as ações que fortalecem cada vez mais o meio rural. “A história da Emater-MG é marcada pela quebra de paradigmas, na medida em que mudam os contextos sociais, econômicos e políticos. É um constante movimento em rede. A assistência técnica e a extensão rural avançam como educação não-formal e continuada. Precursora do diálogo e da valorização do saber das comunidades para se construir e implementar as políticas públicas. Audaciosa para introduzir novas tecnologias, com impulso de participação”, ressaltou.

Presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil

Ainda de acordo com o presidente da Emater-MG, o sucesso da Empresa ao longo dos anos também se deve às parcerias. “A parceria com instituições públicas e privadas colaboram para o nosso sucesso. Vale destacar a mais expressiva das parcerias estabelecidas com quase 800 prefeituras com as quais mantém convênio na implantação dos programas e projetos que contribuem para movimentar a economia local, para gerar novas oportunidades”, afirmou Kalil.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, ressaltou o pioneirismo da Emater no Brasil. “A prestação de serviços nos últimos anos é de valor inestimável. A Emater-MG transformou o setor da agricultura em Minas Gerais e em todo país. Vale ressaltar também o comprometimento do Governo de Minas com a Empresa, com a realização de concurso público, Plano de Cargos e Salários”, destacou.

Durante a solenidade, a Emater-MG também concedeu a Medalha do Mérito Rural ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado pelo assessor José César Medeiros. A medalha foi uma homenagem aos vinte anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que aumentou o número de pessoas economicamente ativas no campo. O trabalho do MDA transformou as unidades familiares produtivas, ampliou da área plantada, intensificou o uso de tecnologias e agregou de valor à produção.

A Emater-MG também prestou homenagens a outras entidades com quem desenvolve programas em parceira, como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Banco do Brasil, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, prefeitura de Bom Sucesso, além de produtores de várias regiões do estado. Os funcionários da empresa que completaram 10, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de serviço também foram agraciados.

Durante o evento também foi lançado o livro “O Mistério do Pai Virgem”, do jovem agricultor Diego Clemente, de 20 anos, do Norte de Minas. O apoio para publicação veio da Emater-MG, que presta assistência técnica na propriedade da família. A Empresa apostou na ideia e ajudou o jovem autor a publicar o seu primeiro livro.

Café na Emater-MG
Na cafeicultura, a Emater–MG desenvolve o programa Certifica Minas Café, em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater–MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas reconhecidas internacionalmente.

Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria independente para o recebimento da certificação. Atualmente, Minas conta com 1487 propriedades certificadas em 233 municípios. Outras 2 mil propriedades de todo Estado estão em processo de certificação.

O crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo federal, é um dos principais benefícios que o agricultor dispõe para viabilizar a sua produção. Para ter acesso aos recursos, os produtores mineiros contam com o apoio da Emater–MG na elaboração de projetos técnicos necessários à liberação do crédito. A Empresa também presta assistência técnica aos agricultores beneficiados pelo Programa.

A Emater–MG orienta milhares de agricultores para fornecimento de produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Pnae é um programa do Governo federal, que estabelece que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares. Já no PAA, os produtos da agricultura familiar são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e distribuídos a creches, asilos, escolas públicas e instituições assistenciais. Em 2015, por meio do PAA e PNAE, a Emater-MG beneficiou 17 mil famílias de agricultores.

A Emater–MG tem importante atuação no programa Brasil Sem Miséria, dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ela faz o diagnóstico e o planejamento de projetos produtivos das famílias que podem ser beneficiadas, além de orientar a sua execução. O MDA repassa os recursos a fundo perdido, para a elaboração de projetos produtivos que gerem renda para as famílias. Entre 2013 e 2015, a Emater-MG atendeu cerca de 10 mil famílias dentro do programa Brasil Sem Miséria. A meta é atender mais 12 mil famílias até 2017.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures