ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em busca do mercado dos especiais, cafeicultores viajam e trocam experiências

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 10/05/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Visando mercado dos especiais, cafeicultores do Sul de Minas deixaram de lado a ideia de concorrência e rivalidade. O grupo de produtores tem em comum o município de São Pedro da União (MG) e, mais especificamente, o bairro Arruda. Lá, desde 2002 a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Arruda São Pedro (Acrasp) reúne cafeicultores locais para tratar diferentes assuntos. Contudo, apenas neste ano alguns deles decidiram buscar troca de conhecimentos sobre o mercado de qualidade.

Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
Produtores passaram a buscar dicas de outros agricultores que já trabalham com o mercado de cafés especiais


Para tentar realizar o ‘milagre que muitas vezes o santo de casa não consegue’, os produtores mais interessados se uniram para conhecer iniciativas de seus pares em outros municípios. “Reunimos produtores de Cabo Verde, Nova Resende entre outras áreas que até o momento não são certificados. Temos pretensão de envasar cafés em cápsulas, sachês e visar mercado para cafés de exportação”, explica Fernando Barbosa, produtor e um dos principais incentivadores da peregrinação que procura aprender cada vez mais sobre esse mercado cheio de possibilidades.

No último dia 5 de maio o grupo concretizou sua primeira viagem para encontrar boas referências no trabalho já realizado com cafés especiais por pequenos produtores. Rumo ao município de Divinolândia (SP), os mineiros foram entender o que os anos de experiência já trouxeram à Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (Aprod).

Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
A visita a Aprod foi marcante e revelou a experiência que os pequenos produtores paulistas adquiriram com os anos de trabalho segmentado


Lá, os produtores de São Pedro da União foram recebidos pelo diretor de planejamento da Aprod, Francisco Sérgio Lange, um dos principais entusiastas da busca por uma identidade própria da região de Divinolândia, que hoje se situa na Mogiana paulista. “Fomos em cinco pessoas representando a Associação do Arrudas. Os produtores já vendem os cafés através da Cooxupé e, agora, este grupo é focado apenas nos cafés especiais”, afirma Fernando Barbosa.

“Os cafeicultores vieram animados e querem aderir ao mercado justo, o Fairtrade”, relatou Barbosa com exclusividade ao CaféPoint. Nesta semana, eles seguiram por novos rumos e visitaram armazéns como Mazza e o Ribeiro do Vale, além de visitarem a Fazenda São Gabriel, de Isaac Ribeiro Gabriel, onde acompanharam os processos para produção de café em sachê na Fazenda, ambos em Guaxupé (MG).

Segundo Barbosa, já está prevista uma nova viagem, desta vez para a região produtora da Mantiqueira de Minas. O objetivo é visitar a Carmo Coffees no município de Carmo de Minas. Ao todo, a Associação de São Pedro da União já conta com 36 associados, mas apenas seis deles seguem com foco em investir nos cafés especiais. “Estamos visitando e observando os erros que tiveram no favor tarde. Buscando novos mercados”, completa Fernando Barbosa. A ideia do grupo é chegar a 30% de sua produção vendida com qualidade. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures