ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dúvida: doença que vem tirando sono de produtores é seca de ponteiros?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 08/08/2016

3 MIN DE LEITURA

7
0
Por Thais Fernandes

O CaféPoint recebeu a dúvida de um leitor sobre problema que ele verificou na lavoura, mas não conseguiu identificar se é realmente uma doença e se sim, qual pode ser. A questão que Claudemir Schwan nos enviou é a seguinte:

“Sou estudante de Agronomia, gostaria de saber se podem me ajudar a identificar uma doença que vem tirando o sono de alguns produtores da minha região. Essas são as fotos que registrei dos pés de café que estão infectados com a doença. Seria essa doença à chamada seca dos ponteiros?”. Veja as fotos:

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal
 
O estudante é do estado de Rondônia e as outras informações disponibilizadas por ele são:

1- O cafeeiro é da espécie conilon.
2- Os frutos de algumas plantas apresentavam alguns furos mas estes eram encontrados tanto em plantas doentes com em plantas sadias e são furos causados por broca, visto que constatamos a presença de alguns desses insetos nos grãos furados.
3- O problema afeta ramos laterais e apicais, sendo que pelo que pude observar a doença começa dos ramos laterais até afetar a parte apical do ramo causando a morte do mesmo. Consequentemente, os ramos que brotam após a morte do primeiro, fica bem estabelecido no início, mas depois também desenvolve a doença.

Veja os novos registros:

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Foto: Claudemir Schwan foto leitor seca dos ponteiros / Arquivo pessoal

Claudemir relatou que mesmo depois de cortar algumas plantas doentes a nova brotação sempre apresenta o mesmo problema. Levamos os dados a dois profissionais para entender o que poderia originar o problema. Quem respondeu nossa dúvida foram os engenheiros agrônomos da Fundação Procafé, Marcelo Jordão Filho e José Braz Matiello. “Se tratam de cafeeiros conilon, portanto ou devem ter vindo do Espírito Santo ou outra área de robusta. Os sintomas são variados, podendo ser três coisas”. Veja, abaixo, o que Matiello destaca:

1- Nas hastes ortotrópicas é provável ser a traqueomicose, causada por fusariose ou, ainda, nelas e nas laterais, pode ser a broca das hastes, (Xiloborus);

2- Nas ramas laterias pode ser estresse por carga, mais estiagem. Como parece que na haste ele tentou mostrar um furinho, confirma a broca. Caso a haste maior seque, como mostra no ponteiro da planta e na parte lateral da planta pode ser a traqueomicose. Estas pragas/doenças são exclusivas de café robusta.

“Quase certo é se tratar da broca dos ramos, pois ela ataca tanto os laterias como os ramos ponteiros. Outra alternativa para a morte de alguns ramos é a seca de ponteiros por estresse nutricional”, pontuou José Braz Matiello. “Repare que alguns casos a visualização da lavoura facilita bastante o diagnóstico em alguns casos que são mais difíceis, mas, espero ter ajudado nosso colega”, finaliza Marcelo Jordão, lembrando a importância de contatar técnicos e colegas para observar os problemas no campo.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/08/2016

Raimundo! Boa noite a você e todos seus familiares.  Está certo você, se está sendo eficaz, não tem motivo de mexer no controle. Agora, o Verdadero tem 300g/kg (30%m/m) de TIAMETOXAM, enquanto que o Premier Plus tem 175 g/L (17,5% m/v) de IMIDACLOPRIDO e ambos são do grupo químico dos neonicotinóide. Controlando Bicho Mineiro, Cigarras, Cochonilhas e Mosca da raiz (Berne) como você conhece. Além do   triazol que é um CIPROCONAZOL com 300g/kg (30%m/m). Já o  Premier Plus Também é um triazol (TRIDIMENOL), com 250 g/L (25,0% m/v)  III MEDIANAMENTE TÓXICO e dose de 3,0 a 5,0 L p.c./ha no controle da Ferrugem Hemileia vastarix. Enquanto o Verdadero eu aplico 1.0 a 1.2 kg/ha dependendo da infestação, com a mesma classe toxicológica do Premier. Mas cada caso é um caso e a gente opta pelo que está dando certo. abraço e fique com Deus.  




RAIMUNDO SOARES

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/08/2016

Prezado Flávio dos Santos,



Com a devida vênia, todo meu café conilon foi e é tratado com o Verdadeiro em 2 aplicações / ano, mas o meu talhão de robusta continuou sendo atacado pelo besouro da broca da haste até o tratamento acima indicado.

O Premier Plus substituiu o Verdadeiro neste talhão com sucesso inclusive prevenindo a cochonilha e ferrugem similarmente ao Verdadeiro que uso nos talhões de conilon.

Abraço
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/08/2016

neonicotinóide + triazol = TIAMETOXAM) + (CIPROCONAZOL) = Verdadero. ùnica dose de 1.2 kgs por hectare até 4080 plantas por hectare. A broca-da-haste no conilon está eliminada.
DAILTON GOMES DE ALMEIDA JUNIOR

ITABUNA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/08/2016

Pelas fotos,parece ser ataque da broca das hastes.
RAY SANTANA

MARILÂNDIA - ESPÍRITO SANTO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 10/08/2016

isso dai é broca da rama meu amigo..
RAIMUNDO SOARES

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/08/2016

Vou tentar ajudar já que tive o mesmo problema. Isto é devido a broca-da-haste no conilon que deixa os furos nos ramos ou até no caule qdo a infestação é alta. (afeta especialmente os clones super-tardios que na verdade são clones de robusta; os clones de conilon da Incaper têm maior resistência)

Consegui um estudo da universidade do Havaí onde tinham o mesmo problema com o café arábica KONA e nos sul dos EUA com a macadâmia. O inseticida IMIDACLOPRIDO  mais um fungicida resolve o problema. O fungicida é necessário pois o inseticida mata o besouro ( black-twig-borer em inglês) , e o fungicida ataca o fungo que alimenta as larvas do besouro dentro da cavidade.

Como o contato direto com o besouro é difícil, o tratamento demora um pouco para atuar. Inicialmente fiz 2 aplicações separadas por 120 dias com o Premier Plus da Bayer que contém os 2 princípios. Caro mas funciona! Abs
GUILHERME AUGUSTO

COROMANDEL - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 10/08/2016

Bom dia companheiro sou estudante do curso tecnologia cafeicultura  trata se de uma bactéria vou te mandar um artigo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures