ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Drone acessível a pequenos produtores é objetivo de projeto da Embrapa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 02/08/2016

3 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thais Fernandes

Os modelos aéreos não tripulados não são lá novidade para os pesquisadores da Embrapa. “A Empresa tem trabalhado com drones desde 1998”, esclarece o pesquisador da instituição, Lúcio André de Castro Jorge. “Porém, agora, estamos atuando mais ainda com os softwares para agricultura de precisão”, completa.

É esse detalhe que agora é objeto de estudo e pode alavancar o uso da tecnologia por pequenos produtores. Em outubro do ano passado a Embrapa se uniu à empresa norte americana Qualcomm Wireless Research, que trabalha com processadores, e com o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) – que analisa impactos sociais. “Existe um programa da Qualcomm para ver o impacto da mobilidade de novas tecnologias em comunidades carentes. A parceria visa, agora, trazer as inovações a todos os agricultores”, explica Jorge, que atua diretamente no projeto.

Lançamento do  Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso em Drones para Agricultura Precisão // Embrapa/ Divulgação
Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso em Drones para Agricultura Precisão // Embrapa/ Divulgação
 
Batizado “Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso em Drones para Agricultura Precisão”, a ideia é tornar a tecnologia acessível aos pequenos agricultores. De acordo com o pesquisador, o projeto tem cronograma de até três anos. “Em junho fizemos um anúncio formal sobre a parceria. Ao longo deste primeiro ano vamos fazer uma prova de conceito, avaliando a tecnologia agora em versão embarcada no drone, de uma forma mais acessível ao pequeno produtor”, comenta Jorge.

Potencial no café
A proposta é desenvolver um software que esteja acoplado ao drone, que sobrevoaria as áreas de lavoura e gere mapas com detalhes da propriedade – deficiência/ relevo/ produtividade. “Já selecionamos áreas de produtores familiares e pequenos para testar a tecnologia. Temos, inclusive, uma área de café entre as que possivelmente receberão testes da tecnologia”.

Drone para Agricultura Precisão // Embrapa/ Divulgação
Drone para Agricultura Precisão // Embrapa/ Divulgação


De acordo com o programa, a prioridade é ter o protótipo de um drone de baixo custo para agricultura de precisão, até maio de 2017. A ideia é que parte do processamento das imagens possa ser feita em tempo real, pelo próprio veículo não tripulado, aproveitando um processador embarcado da Qualcomm e enviado via 4G para um smartphone ou tablet do agricultor.

O sistema permitirá detectar com precisão focos de pragas, estresse hídrico, déficit de nutrientes, danos ambientais, entre outros problemas. A identificação dos gargalos na produção será decisiva para impulsionar a produção dos pequenos, justifica a Embrapa. “Ao final, queremos que se transfira em massa para o produtor replicar essa tecnologia”.

Para chegar a esse resultado, os testes devem seguir já no 2º semestre deste ano no laboratório da Embrapa, em áreas de cooperativas e assentamentos. Dentre as áreas identificadas como possíveis parceiras, já estão propriedades cafeeiras. “O café é uma cultura que tem muito potencial, mas ainda não utiliza”, analisa o pesquisador.

Nas áreas cafeeiras onde há terreno montanhoso, como no Sul de Minas, por exemplo, as técnicas de geoprocessamento tem potencial para trazer avanços na programação dos produtores.

A economia na hora de adquirir os equipamentos é um dos maiores objetivos do projeto. “Se espera que chega 1/10 do valor que está hoje em mercado”, explica Lúcio André de Castro Jorge. A expectativa da Embrapa é lançar, comercialmente, uma solução que englobe tanto o drone quanto os softwares, a um preço próximo de R$ 5 mil. “Para que seja acessível aos pequenos agricultores, provavelmente, será necessária a oferta de um modelo de negócios de drones como serviço”, pondera Jorge. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO ANTONIO DE BARROS

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO

EM 04/08/2016

Sou pequeno produtor,

Como faço para participar destes programas?

Minha propriedade é em Itapeva - MG.
LIVINO DA SILVA GAUDENCIO

PIRAJÚ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 04/08/2016

Os negócios precisam, de quando em vez, de saltos para o futuro com a experiência bem sucedida do passado. Na agricultura, o cavalo, que permitia passar rua por rua, foi substituído pelo carro, que só passa pelos carreadores e não dá uma visão real do talhão, especialmente no combate a pragas, na sua fase inicial e setorizada.

Mais uma vez, temos que aplaudir a EMBRAPA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures