ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desuniformidade na germinação de sementes de café

PRODUÇÃO

EM 14/11/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
A Fundação Procafé iniciou nesta semana um novo projeto online, no qual os especialistas da instituição respondem perguntas enviadas por produtores. A primeira dúvida a ser esclarecida foi sobre a germinação de sementes de café. Acompanhe, abaixo, a questão proposta pelo produtor e a resposta de José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Procafé:

Porque o café não está germinando?

“Semeei o café em bandejas, em substrato de artificial, composto por material de casca de eucalipto e turfa. As sementes, umas nasceram e outras não, algumas secaram. Preciso saber como regular a altura dos aspersores, a temperatura e a molhação ideais”.

 
Foto ilustrativa de desenvolvimento das sementes/ Fundação Procafé


01 – Sementes Germinada
• Radícula emerge e rompe a camada externa do endosperma, que ocorre aproximadamente aos sete dias. Essas sementes estão com mais de 50 dias de semeadas, porque estão germinando agora?

• Existe no viveiro plântulas em estádios mais avançados de germinação, com emissão do primeiro par de folhas, porem em pequena proporção.

02 – Sementes desidratadas
• Sementes que perderam sua viabilidade devido a desidratação. Quais os fatores causam esse dano? Como podem ser controlados?

03 – Sementes sem evidência de hidratação
• Sementes com aspecto seco, como se não houvessem passado nem pelo processo de hidratação, evidenciando a desuniformidade da irrigação.

04 – Sementes hidratadas
• Sementes apresentam turgidez e sem rugas.

05 – Sementes com excesso de umidade
• Apodrecimento da semente.


Resposta

Ivo, em relação ao conjunto de problemas, acho que o calor não foi o responsável pela falta de germinação das sementes de café nas bandejas, pois, havendo água o calor não atrapalha. Quanto aos locais onde não houve uma boa molhação, este é um fator que acaba desidratando e matando a semente. O excesso de umidade também chega a apodrecer as sementes. Vocês devem regularizar a irrigação através da observação no momento em que o sistema de aspersão do viveiro estiver ligado. A altura e a distribuição dos aspersores devem resultar numa irrigação uniforme, sem falta ou excesso de água.

Havendo desuniformidade na germinação, na medida em que as mudas atingirem 2 pares de folhas ou pouco mais, quando o torrão já sair das células, com as raízes da muda envolvendo o mesmo, vocês devem fazer uma seleção, juntando as mudas em bandejas, aquelas que estiverem com tamanho uniforme. Poderiam, já, separar áreas onde a germinação foi pequena e nelas ir transplantando as mudinhas, em palito, oriundas do germinador de areia, para as bandejas.

Matiello

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDINILSON ALMEIDA

RIO VERDE - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/02/2015

Olá,



Gostaria de saber se existe, além dos químicos, métodos de extração do pergaminho da semente do café, que possibilite boa germinação e não sem comprometa o desenvolvimento fisiológico da planta.



Att. Edinilson Almeida
CLAITON SANDRO CORCOVIA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/11/2014

Boa Tarde,

Também tenho uma duvida em relação a enxertia de café, qual é a temperatura e umidade ideal dentro da estufa e quantos dias a muda permanece na estufa.

Att,

Claiton Corcovia

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures