ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Demanda por cafés orgânicos, gourmets e sustentáveis cresce rápido

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/10/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto da Ufla, aponta para a crescente demanda por cafés especiais ao redor do mundo. Ao lado do preço do café, que segue em alta, tendências de produção e consumo de cafés de qualidade também tem aumentado. Segundo o Bureau, algumas inciativas tem se destacado dentro do universo cafeeiro, em busca de passar por problemas como o enfrentamento à seca no Brasil.

Abaixo, um trecho que trata sobre o desenvolvimento da produção de café nos últimos dias:

Produção
O preço do café continua sua tendência de alta devido às incertezas quanto ao volume colhido em 2014 e a possibilidade de grande quebra na safra de 2015. Os danos causados pela seca nas lavouras brasileiras podem ocasionar déficit no abastecimento mundial de café.

O mercado de cafés diferenciados é explorado por produtores de todo o mundo que buscam aumentar a rentabilidade de suas lavouras. Os consumidores entendem cada vez mais sobre qualidade e buscam outras informações como a origem dos grãos e a certificação. Por isso a demanda por cafés orgânicos, gourmets e sustentáveis cresce rapidamente, principalmente em países desenvolvidos.

Na América Central as medidas de mitigação dos impactos causados pelo surto de ferrugem começam a diminuir, apesar da doença ainda ser uma grande preocupação para a cafeicultura local. Governos, instituições públicas e privadas e produtores diversificam as estratégias tomadas para aumentar a competitividade da produção cafeeira. Dentre as iniciativas em andamento há parcerias com empresas que fornecem subsídios para modernização do processo produtivo, comercialização direta e investimento em produtos diferenciados, como o café orgânico.

Na América do Sul, os problemas climáticos afetam produtores no Brasil, que sofrem com a seca, e no Peru, que enfrenta um grave surto de ferrugem. Já na Colômbia a falta de mão-de-obra no meio rural traz transtornos à cafeicultura. As estratégias de atuação concentram-se na busca pelo aumento da competitividade através do marketing e da pesquisa como importante ferramenta na solução de problemas da cafeicultura atual.

A expansão da cafeicultura nos continentes africano e asiático é incentivada pela iniciativa pública e privada. Grandes empresas, com destaque para a Nestlé, voltaram seus olhos para a África, apoiando os produtores a desenvolverem um sistema produtivo mais competitivo e a melhorarem a qualidade dos seus cafés. Esta importância dada pelas empresas faz com
que os governos também se entusiasmem com a atividade cafeeira, destinando mais investimentos ao setor.

Confira aqui o Relatório completo, que destaca os temas Produção, Indústria e Cafeterias, entre os acontecimentos do setor cafeeiro. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures