ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Condições climáticas adversas podem comprometer a safra 2018

PRODUÇÃO

EM 01/11/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

As altas temperaturas e a falta de chuvas nas principias regiões produtoras do país prenunciam que a safra 2018 terá o potencial produtivo comprometido. A informação foi divulgada pelo Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupe (Cooxupé), localizada no Sul de Minas. 

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                         Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Essas condições climáticas adversas durante o período da florada, além de comprometerem a estrutura do botão floral, formando flores anormais, reduzem o índice de pegamento e podem provocar a queda dos chumbinhos recém-formados. Segundo o relatório do órgão, "o fato pode ter o efeito aumentado se as lavouras apresentarem alto índice de desfolha". 
As mais recentes chuvas na área de atuação da Cooxupé ocorreram nos últimos dez dias de setembro. De acordo com o coordenador de Geoprocessamento da empresa, Éder Ribeiro dos Santos, em alguns municípios, entre os dias 16 e 18 de setembro, ocorreram chuvas de baixo volume que estimularam a abertura de uma florada de baixa intensidade, em torno de 20% do potencial de florescimento. Contudo, mesmo esta florada teve o seu pegamento comprometido pelas condições adversas do tempo.

“Estamos preocupados não só com as altas temperaturas médias que estão sendo observadas durante o florescimento, mas também com a falta de continuidade das chuvas, com o índice de desfolha que está aumentando, com o déficit hídrico que continua elevado e com a baixa disponibilidade de água no solo para os cafeeiros”, explica Santos.
Provavelmente, todos os fatores citados pelo especialista trarão um impacto negativo para a safra 2018, porém, o tamanho do do prejuízo dependerá da intensidade dos fatores em cada região. Segundo o gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz, apesar de 2018 ser de bienalidade alta, o momento é de cautela.

“Ainda não temos condições de falar qual será o tamanho da safra, mas podemos adiantar que há grandes chances de ela não atingir a grandeza que esperávamos”, disse. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures