ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso capixaba entrega total de 16 mil reais para campeões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/12/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Na edição de 2016, o Prêmio Pio Corteletti entregou aos produtores campões um total de 16 mil reais em dinheiro para os três primeiros colocados das três categorias citadas acima, além de ágios no ato da comercialização do café com a cooperativa.

Foto: Coopeavi/ Divulgação
Vencedores do Prêmio Pio Corteletti 2016

O prêmio é organizado pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e aconteceu na noite do último sábado (10), em Santa Maria de Jetibá. Foram premiados os melhores cafés arábica, categoria cereja descascado, e conilon, categorias cereja descascado e natural.

Na cerimônia de premiação estiveram a diretoria da cooperativa, autoridades locais e cerca de 170 produtores rurais com seus familiares. Os produtores Marcos Tomazini (Castelo), Geovane César Seringer (Itarana) e Jeorge Delpupo (Afonso Cláudio) foram os grandes campeões da noite.

A Coopeavi pontuou que a falta de chuvas relevantes nos períodos necessários impactou na formação dos grãos e, por consequência, no resultado final do concurso. O impacto maior foi na produção de conilon, pois grande parte do volume é produzido nas regiões de clima mais quente do ES. Já os grãos produzidos nas montanhas capixabas se destacaram, pois, a região possui um clima mais ameno, se comparado com o restante do Estado.

Mesmo com todas as dificuldades climáticas, os produtores acreditaram e deram sequência no trabalho de melhoria da qualidade. O resultado do concurso destacou Afonso Claudio com o principal munícipio produtor de grãos finos. Além disso, aponta para um crescente resultado de qualidade para os cafés produzidos em Itarana, Vargem Alta e Castelo.


Categoria Conilon Natural
O terceiro lugar na categoria Conilon Natural ficou com a cafeicultora Mariceia Pancini, de Cachoeiro de Itapemirim. Com nota 82,70, ela recebeu uma premiação de 500 reais. Já o primeiro e segundo lugar ficaram, mais uma vez, com produtores de café do município de Afonso Cláudio. Com nota 83,40, o cafeicultor Luciano Tonole conquistou o segundo lugar e um prêmio de mil reais. Já o café do produtor Jeorge Delpupo recebeu nota 84,60, certificado de melhor café do ano da categoria e 1,5 mil reais como prêmio.

Confira abaixo a classificação completa dos cafés finalistas e suas respectivas notas:
 
Tabela: Coopeavi

Conilon Cereja Descascado
Já na categoria Conilon Cereja Descascado, o terceiro lugar ficou com o cafeicultor Querope Cunha do Nascimento, de Afonso Cláudio. O café dele recebeu nota 84,30, o que lhe rendeu uma premiação de 500 reais. O produtor Arthur Ludke, também de Afonso Cláudio, ficou com mil reais como prêmio e o segundo lugar com a nota 84,80. O primeiro lugar ficou com o agricultor Geovane César Seringer, de Itarana. Com nota 85, ele levou para casa a premiação de 1,5 mil e certificado de melhor café do ano da categoria.

Confira abaixo a classificação completa dos cafés finalistas e suas respectivas notas:
Tabela: Coopeavi


Arábica Cereja Descacado
O último prêmio anunciado no evento foi o de vencedor da categoria Arábica Cereja Descacado. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocado ficou menor que 2 pontos na avaliação final dos degustadores.

Para se consolidar como o município mais premiado da noite, o terceiro lugar foi para o produtor Luciano Pimenta, de Afonso Claudio. O café dele alcançou nota 86,75 e conquistou uma premiação de 2 mil reais. O certificado de segundo colocado ficou com o produtor Anilton Afonso Miniguete, de Vargem Alta. Devido a colocação, o produtor levou uma premiação de 3 mil reais. Já o primeiro lugar ficou com o cafeicultor Marcos Tomazini, de Castelo, com a maior nota (88,60) do Prêmio, ganhou um cheque no com valor de 5 mil reais e o certificado de melhor grão arábica do ano.

Confira abaixo a classificação completa dos cafés finalistas e suas respectivas notas:
Tabela: Coopeavi


Degustadores
A fase final de degustação dos cafés foi realizada em Venda Nova do Imigrante e contou com a presença dos seguintes degustadores: Edevaldo Costalonga (Coopeavi), Carlos Zardo Altoé (Coopeavi), Elivelton de Oliveira (Coopeavi), Talles da Silva De Souza (Cafesul), Tassio de Souza (Incaper), Luiz Henrique Bozzi Pimenta de Souza (IFES), João Paulo Pereira Marcate (IFES), Dério Brioschi Junior (IFES) e Lucas Louzada Pereira (IFES).

Além disso, o Concurso contou com um auditor externo, o analista de mercado da OCB/Sescoop-ES Alexandre Ferreira. Todos os degustadores foram homenageados e receberam um certificado de participação no Pio Corteletti 2016.


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures