ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cerrado Mineiro e Epamig investem em melhoramento genético da cafeicultura

PRODUÇÃO

EM 29/04/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Região do Cerrado Mineiro através da Fundaccer-Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, da Epamig e em parceria com a Unicerp dá um passo importante para o melhoramento genético da cafeicultura na Região. A ação pioneira buscará, em parceria com produtores da Denominação de Origem, observar como variedades de café se comportam em termos de produtividade, qualidade de bebida e resistência a doenças em diferentes microrregiões e altitudes, aproximando assim os resultados de pesquisas com o cafeicultor.

Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado/ Divulgação
Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado/ Divulgação

O lançamento desse projeto, uma parceria público-privada, aconteceu no último dia 26 de abril, em Patrocínio, Região do Cerrado Mineiro com a presença do pesquisador da Epamig Dr. Gladyston Rodrigues de Carvalho, que coordenará o projeto e também de representantes da Fundaccer e dos produtores participantes. O pesquisador explicou que a base do Cerrado Mineiro está na variedade catuaí, mas experimentos feitos pela Epamig com outras variedades apresentaram resultados muito relevantes tanto em produtividade, quanto em qualidade e agora elas poderão ser testadas em ambientes diversos.

Serão 30 propriedades envolvidas em 17 municípios polos em cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro. A Epamig selecionou 12 variedades de café desenvolvidas pela Empresa para serem observadas durante seis anos nessas propriedades. Os produtores participantes terão o acompanhamento do Dr. Gladyston e de sua equipe durante toda a duração do projeto e os resultados serão compartilhados com todos os 4.500 produtores da Região do Cerrado Mineiro. “As unidades demonstrativas serão montadas nas propriedades e pertencem a todo Cerrado Mineiro. Assim que os resultados forem aparecendo eles serão apresentados no Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro que deverá acontecer anualmente. Ao final de todo o projeto teremos as informações de qual cultivar é melhor para a condição daquela microrregião, sob o aspecto de produtividade, resistência a doenças e qualidade de bebida”, explicou o pesquisador.
Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado/ Divulgação
Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado/ Divulgação


“O principal foco da Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, que é o braço de Pesquisa e Desenvolvimento da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, neste projeto, é identificar e avaliar o comportamento das diferentes variedades em cada microrregião no que diz respeito à qualidade de bebida. O Cerrado Mineiro tem características edafoclimáticas bem definidas, contudo sabemos que temos microrregiões que são distintas em alguns fatores, o que naturalmente proporciona diferentes tipos de bebida onde é fundamental inter-relacionarmos o terroir cultivado com a cultivar a ser plantada. Nos vinhos isso já é uma realidade, sabemos muito bem que determinadas variedades de uva obtém melhores resultados na taça conforme o terroir onde é cultivada. O exemplo mais evidente disso é a variedade malbec, tradicionalmente cultivada e muito bem adaptada na Região de Mendoza na Argentina. No café o melhoramento genético está ainda muito relacionado à produtividade e resistência, queremos dar um passo além e poder levar até a xícara dos consumidores a bebida das melhores variedades que obtivermos os resultados no Cerrado Mineiro”, finalizou o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures