ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cartões do produtor agregam a identidade do café do Cerrado Mineiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 20/03/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Primeira região do Brasil a obter a Denominação de Origem para seus cafés, o Cerrado Mineiro cumpre, agora, nova etapa na qualificação de seus produtores. Na semana passada, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado – que credencia e controla a origem – entregou aos cafeicultores os Cartões do Produtor, exclusivo aos produtores credenciados à Denominação de Origem. O documento bem como os certificados das Fazendas Credenciadas foram entregues em eventos microrregionais que percorreram a Região do Cerrado Mineiro.

Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado / Divulgação
Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado / Divulgação


O cartão reforça a identidade dos produtores em relação a sua origem produtora. Além de conter a identificação do produtor, ele possui um QR Code, (cógido lido através de aplicativos em smartphones), que dá acesso à página exclusiva de rastreabilidade do produtor com as informações sobre a Fazenda, fotos e a geolocalização da propriedade.

Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado / Divulgação
Entrega dos cartões em Carmo do Paranaíba


Segundo a Federação, o cartão terá outras funcionalidades que serão agregadas a ele de maneira gradual. “Em qualquer parte do mundo, através do smartphone, o produtor tem acesso sua página, sua história e suas fotos para apresentar aos compradores e consumidores. Trata-se de mais uma inovação exclusiva da Região do Cerrado Mineiro”, explicou o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal.

Os Certificados e Cartões aos Produtores Credenciados à Denominação de Origem já foram entregues nas cidades de Patrocínio, Araxá, Carmo do Paranaíba, Monte Carmelo e Araguari, cidades polo em cafeicultura na Região e tiveram forte adesão dos produtores. Nos eventos a Federação levou, também, uma programação com palestras como a do professor Flávio Meira Borém, da Ufla, que explanou sobre a Importância da Denominação de Origem para os produtores.

Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado / Divulgação
Produtor recebe seu Certificado e cartão do produtor em evento em Araxá

O torrefador americano Joel Shuler, da Casa Brasil Coffee falou sobre as tendências do mercado terceira onda, que tanto valorizam a qualidade, a origem e acima de tudo as histórias dos produtores. No espaço terceira onda, coordenado pela barista Paula Dulgheroff foram preparados em diversas formas de extração, cafés de cada microrregião suas características.

Integra Cerrado Mineiro
Os eventos foram a continuidade do projeto Integra Cerrado Mineiro, ação esta executada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cooperativas e Associações do Sistema em parceria com o Sebrae, que colocou sete agentes de campo, percorrendo mais de 30 municípios da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro.

Através do Integra Cerrado Mineiro o número de produtores e propriedades credenciadas deu um grande salto. “Tivemos um crescimento bastante consistente graças a excelente aos produtores, que se engajaram e agora estão conosco neste processo. Temos ainda um número grande de produtores para aderirem levando em conta a dimensão do Cerrado Mineiro. Mas consideramos que com este grupo que formamos com o projeto temos uma base consistente para partirmos para um processo de Geração de Demanda da Denominação de Origem, mais uma etapa muito importante”, conclui Juliano Tarabal. Os produtores passaram de 337 para 833 produtores credenciados. Em propriedades o número passou 386 para 939; em hectares a área cresceu de 51,15 ha para 88,24 mil ha credenciados.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures