ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café deve aquecer vendas de equipamentos em 2018

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 06/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

A previsão de uma colheita de café maior na safra 2018 tem estimulado os investimentos dos produtores na hora de adquirir máquinas e equipamentos. Ainda que os preços pagos pelo café não estejam em patamares elevados, o que deixa os cafeicultores mais cautelosos, os investimentos são feitos pensando na melhor forma de produzir a safra.

Neste ano, a expectativa é de que Minas Gerais colha entre 29 milhões e 30,6 milhões de sacas de 60 quilos do grão, aumento que deve ficar entre 19% e 25,3%, quando comparado com a temporada passada. No País, a safra deve alcançar, no máximo, 58,51 milhões de sacas.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos – Regional de Minas Gerais (Abimaq-MG) e também cafeicultor, Marcelo Veneroso, a demanda proveniente da agricultura é crescente e a expectativa é de encerrar o ano com elevação de 10% nas vendas de máquinas e equipamentos voltados para o setor como um todo. Apesar de não ter números específicos para a cafeicultura, a entidade esclarece que o segmento é um dos principais clientes, assim como a soja e o milho.

“Este ano, o setor de café está esperando uma safra maior do que a do ano passado, não chega a ser uma supersafra, mas será maior. Apesar de os cafeicultores estarem receosos em investir, em função da instabilidade econômica e política, existe uma boa demanda por máquinas e equipamentos voltados para o café. Estimamos que em 2018 o setor de máquinas agrícolas cresça 10%, e o café é um componente muito importante nesse índice”, explicou Veneroso.

Mesmo que cauteloso, o empresário da cafeicultura vai investir na mecanização da cultura. Até o momento, o clima tem sido favorável para o desenvolvimento do café e tudo caminha para uma colheita maior. Os aportes devem acontecer para que os cafeicultores tenham condições de produzir uma safra volumosa e de qualidade.

“A estimativa é de que, este ano, aconteçam investimentos superiores no setor do café, nada muito significativo, mas são esperadas compras um pouco superiores. Isso será necessário pelo volume da safra e será feito de uma forma mais planejada”, destacou o vice-presidente da Abimaq-MG.

Mercado no Sul de Minas

As expectativas positivas em relação à venda de máquinas e equipamentos vão impulsionar os negócios da Pinhalense Máquinas Agrícolas, uma das maiores empresas fornecedoras para a cafeicultura. De acordo com o presidente da Pinhalense, Reymar de Andrade, a tendência é encerrar o ano com uma alta de 15% na comercialização de itens voltados para o café.

A empresa possui três filiais em Minas Gerais, localizadas nos principais polos da cafeicultura, que são: Três Pontas (no Sul de Minas), Manhuaçu (nas Matas de Minas) e Patrocínio, na região do café do Cerrado. O Estado responde por 65% da demanda por máquinas e equipamentos da Pinhalense.

Andrade afirma que, no final de 2017 e no início deste ano, após a retração nos preços do café, a demanda pelas máquinas e equipamentos para a cafeicultura retraiu, porém, com a aproximação do período de colheita e a safra caminhando para um volume maior, a procura está aquecida. Além de atender uma safra elevada, a mecanização acelera os processos e diminui a necessidade de mão de obra, o que reduz os custos de produção.

“Participamos da 17ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), que aconteceu em Guaxupé, no Sul do Estado, e fomos surpreendidos pela procura elevada. O momento atual da cafeicultura é decisivo. O produtor esperou ao máximo para avaliar o mercado e está investindo. A mecanização é muito importante, e o cafeicultor precisa estar com a infraestrutura bem definida para colher e beneficiar todo o volume de café na hora certa”, disse Reymar.

Troca por café

Um dos pontos que tem contribuído para que a empresa encerre o ano com alta de 15% nas vendas é a opção de contrato de Barter, o que permite ao produtor pagar pelas máquinas e equipamentos com a entrega do café.

“Nossa linha de máquinas e equipamentos é muito vasta. Dentre os principais equipamentos estão as colhedeiras, que, em ano de safra cheia, são essenciais pela agilidade e redução de custo com a mão de obra. Outra linha com demanda importante é a dos equipamentos voltados para secagem e beneficiamento. Ano de colheita alta demanda mais infraestrutura de secagem, porque se ela não estiver bem dimensionada, o cafeicultor não consegue colher todo o café projetado”, explicou o presidente da Pinhalense.

Fonte: Diário do Comércio (Por Michelle Valverde)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures