ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil lança oficialmente novo conceito para cafés especiais nacionais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/04/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação


O Brasil apresentou Durante a principal feira mundial do setor de café, a 27ª Exposição Anual da Associação Americana de Cafés Especiais - 27th Annual SCAA Exposition, seu novo conceito ligado a cafés especiais nacionais. Com o título "Brazil. The Coffee Nation", o objetivo do projeto é mostrar para o mundo que o Brasil tem uma história de sucesso no mundo do café, um setor que gera riqueza para as famílias produtoras, desde as pequenas e médias propriedades até as grandes fazendas. É o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor.

O novo posicionamento foi elaborado, com apoio da P&A Marketing e da BSCA, pelo projeto setorial Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, que é desenvolvido em parceira pela Associação e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O lançamento foi oficializado pela BSCA em Seattle, nos Estados Unidos, durante almoço organizado pelo Coffee Quality Institute (CQI) para um grupo de 500 profissionais de todo o mundo.

Para entender melhor as características que o conceito pretende reforçar sobre o café especial do Brasil, assista ao vídeo disponibilizado pela BSCA:





De acordo com o presidente da BSCA, Silvio Leite, o trabalho também tem o objetivo de mostrar o desempenho sustentável da cafeicultura nacional, em seu tripé social, econômico e ambiental, e expor a importante legislação que o sistema produtivo obedece, praticamente desconhecido pelos compradores internacionais.

“No Brasil, a aplicação da Lei Trabalhista abrange todos os direitos, com o trabalhador, em qualquer canto do País, amparado por uma legislação rígida ao produtor, porém justa para ambos. Além disso, nossos produtores respeitam e se preocupam sobremaneira com o meio ambiente em suas propriedades, de forma que, com base em nossa legislação, obrigatoriamente obedecem a Reserva Legal em 20% de suas fazendas para a proteção da biodiversidade”, salienta Leite.

O gestor do Brazilian Specialty and Sustainable Coffees na Apex-Brasil, Cláudio Borges, explica a importância desse conceito, perante o restante do mundo. “Essa marca, no contexto da estratégia de branding, resume os atributos positivos dos nossos cafés especiais e vai posicionar o País muito além do posto que já ocupa de maior produtor e exportador mundial, para ser reconhecido também como origem de produtos high end, que já estão presentes nos mais sofisticados e exigentes centros de consumo. Neste momento e com esse projeto, o Brasil se posiciona perante o mercado e deixa de ser posicionado por ele e pela concorrência”, reforça Borges.

Marketing brasileiro
Segundo a BSCA, o conceito será apresentado em ações promocionais que apresentarão aos consumidores brasileiros e internacionais a cultura e a história de sucesso do País no café, revelando características como a paixão, a história e a tradição de sustentabilidade.

“Vivemos intensamente uma verdadeira cultura do café e temos grande conhecimento para produzir grãos fantásticos, fruto da parceria com centros acadêmicos de ponta. Há 300 anos o Brasil vem construindo uma identidade forte e diferenciada, com o intuito de agregar ainda mais valor aos nossos produtos, cultivados e elaborados com a excelência que só os brasileiros possuem e vinculados ao glamour da ponta compradora”, destaca a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira.

O presidente da entidade recorda que o trabalho também foca a diversidade das regiões produtoras e os tipos de cafés cultivados no Brasil, detalhando as opções disponíveis para todos os segmentos, o tamanho das propriedades/produtores e os processos de colheita. “O País tem muito a apresentar ao mundo do café e esse novo conceito é uma forma para perdermos essa timidez. Como o povo brasileiro, que tem muitos rostos, os cafés do Brasil também possuem uma diversidade de tipos e sabores, produção de qualidade, cafés comerciais e high comercials, identificados por fazendas, micro e nano lotes, além de cafés padrão Cup of Excellence, um programa que se iniciou no Brasil e tem sido extraordinário para mostrar aos compradores mais exigentes os processos que geram joias raras, que surpreendem o mundo, incluindo, mais recentemente, os grãos naturais especiais, com sabores extraordinários”, sinaliza.

Silvio Leite completa que o programa almeja, ainda, mostrar que há profissionais especializados no Brasil e que o País tem conhecimento, pesquisa, tecnologia e, principalmente, sustentabilidade social. “Somos o paraíso dos Coffee Hunters (caçadores de cafés diferenciados) e temos joias raras para o mundo. Assim, o que faremos é abandonar a ideia de ‘o Brasil tem uma história de sucesso no café, mas parece que tem vergonha de contar’”, conclui.

No Brasil
O lançamento nacional do novo posicionamento “Brazil. The Coffee Nation” será realizado ao longo do 6º Forum & CoffeeDinner, organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), em 18 de maio, na Sala São Paulo, na capital paulista, durante jantar e programação noturna do evento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures