ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Açúcar é utilizado como alternativa para a desintoxicação de cafeeiros

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/04/2016

2 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

As plantas daninhas competem com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, e o manejo ineficiente dessas pode afetar negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos da lavoura. Uma das alternativas para solucionar esse problema é o controle químico das plantas daninhas por meio do uso do “glyphosate”, o glifosato, que é um herbicida sistêmico não seletivo, desenvolvido para eliminar as plantas indesejáveis.
Porém esse herbicida de ação pós-emergente e não seletiva quando aplicado nas áreas cultivadas com cafeeiro, pode afetar negativamente essas plantas por efeito da “deriva”, quando parte do herbicida pulverizado é desviado para fora da área alvo (mato) pela ação do vento.
 
Foto: Ufla/ Divulgação
Mudas com aplicação de sacarose

Inicialmente por observação dos próprios cafeicultores e em seguida por pesquisas realizadas na Universidade Federal de Lavras (Ufla) tem sido constatada a possibilidade da aplicação de sacarose (açúcar) com objetivo de reverter os danos causados pela deriva do herbicida, porém necessitando ainda de investigações complementares.


Foto: Ufla/ Divulgação
Avaliação de trocas gasosas no experimento

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Ufla, Ademilson de Oliveira Alecrim, desenvolveu estudo para verificar o efeito do uso de sacarose na desintoxicação de plantas de cafeeiro sob efeito da deriva de glifosato.
O orientador da pesquisa e professor da Ufla, Rubens José Guimarães, explica que a utilização do glifosato sem a observância dos princípios da tecnologia de aplicação pode provocar deriva causando injúrias ao cafeeiro. Ele afirma que, “há necessidade da pesquisa científica para esclarecer a forma correta da utilização da sacarose no cafeeiro por ser fundamental aos cafeicultores que poderão utilizar essa tecnologia tão simples quanto importante, no cultivo sustentável do café”. O professor ressalta também que o sucesso dessas novas descobertas é devido à ação de uma equipe multidisciplinar envolvendo também outras instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Embrapa Café.

Resultados
Por meio de experimento conduzido na casa de vegetação da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Ufla, a pesquisa constatou que a intoxicação por glifosato em plantas de cafeeiro em fase de implantação na lavoura, prejudica o crescimento da parte aérea, porém sem prejuízos do sistema radicular, motivo pelo qual após um período de intoxicação o cafeeiro retoma seu crescimento normal.

Foto: Ufla/ Divulgação
Mudas do experimento alocadas na estufa da Agência de Inovação do Café

Essa intoxicação temporária também foi constatada na pesquisa, pois “a intoxicação causada pela “deriva” alterou a anatomia de folhas novas que cresceram sob o efeito do herbicida, porém não alterou a anatomia de folhas velhas que já estavam totalmente desenvolvidas por ocasião da exposição ao glifosato. Para que ocorra a desintoxicação das plantas que sofreram deriva de glifosato durante o período de implantação na lavoura, deve-se aplicar sacarose na concentração de 5%, próximo a uma hora após a intoxicação, com um volume de calda na ordem de 400 litros por hectare”, explica Ademilson. 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PEDRO RICCI SOBRINHO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/04/2016

O uso de sacarose pr desintoxicação já e usado pelos cafeicultores a muito tempo;sendo sim muito eficiente.
ADEMILSON DE OLIVEIRA

EM 05/04/2016

Prezado José João, com relação a atração de doenças prejudiciais ao cafeeiro acredito que não terá problemas, uma vez que a sacarose atuará como fonte de carboidratos para plantas intoxicadas com glyphosate o que as tornará mais resistentes ao ataque de doenças. Com relação aos insetos poderá atrair principalmente formigas, então não é recomendado fazer esta pulverização onde tem problemas com ataque desse inseto.

Abraços
JOSE JOAO

IMBÉ DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/04/2016

Muito artigo.

O uso da sacarose, poderah atrair insetos ou mesmo doencas prejudiciais ao cafeh?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures