ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

100 propriedades cafeeiras de MG devem receber o selo de certificação UTZ

PRODUÇÃO

EM 06/11/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em Minas Gerais, a parceria firmada entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a organização holandesa UTZ tem despertado cada vez mais o interesse dos produtores. Até o final de 2017 cerca de 100 propriedades cafeeiras do estado devem receber o selo de certificação UTZ, um dos mais reconhecidos mundialmente, que atesta que a fazenda atende parâmetros sociais, garante o trabalho remunerado, respeita o meio ambiente e adota boas práticas de fabricação.

Foto: Café Editora
                                                 Foto: Café Editora

Segundo a certificadora holandesa, para obter o selo os cafeicultores mineiros precisam adaptar as propriedades para atendimento de 28 normas obrigatórias em cinco áreas: lavoura, rastreabilidade, responsabilidade ambiental e social, capacitação e gestão da propriedade. De acordo com o diretor geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, a UTZ reconhece que a certificação do Sistema de Agricultura de Minas Gerais, feita pela Emater e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária, tem as mesmas características e qualidades da certificação deles. 

"Houve uma equivalência, de forma que, hoje, as propriedades da agricultura familiar certificadas pelo IMA podem receber o selo da UTZ sem novas auditorias ou custos. As fazendas de maior porte que possuem a certificação estadual também podem requerer o selo e a taxa cobrada custa cerca de 20% do valor praticado fora da parceria. É uma certificação internacional que abre mercados”, explica Magalhães. 

O ganho da certificação está na gestão da propriedade, na agregação de valor no ponto de vista ambiental e da responsabilidade social. Em Minas Gerais, mais de 50 propriedades têm o selo UTZ: "temos 1,2 mil propriedades certificadas pelo IMA que podem solicitar a certificação UTZ. O número de unidades com os dois selos tende a aumentar porque os produtores não conheciam a certificação da UTZ", disse o diretor. 

O café vem aumentando o status de alimento gourmet, sendo assim, a certificação agrega valor ao produto, fazendo com que o cafeicultor invista cada vez mais em melhorias na lavoura: "estamos recebendo diversas missões internacionais. Os compradores vêm em busca de cafés de qualidade e certificados que garantam as boas práticas de produção, o uso correto de produtos químicos, a não utilização de mão de obra escrava e a adoção de práticas que não agridam o meio ambiente", finaliza Magalhães.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures