ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Início da safra deve colocar fim à questão da importação de conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Em reunião feita nesta quinta-feira (23/3), parlamentares das Frentes Parlamentares da Agropecuária e do Café debateram o tema da importação de café conilon com o presidente da República Michel Temer (PMDB) e os ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Osmar Serraglio (Ministério da Justiça). “Diante dos fatos consistentes e início da safra, não há ambiente para prosseguir com essa agenda. O assunto importação de café conilon está encerrado”, ressaltou o presidente, segundo informou o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES).

Foto: Divulgação



Ainda hoje, o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), que integra as duas frentes, usou o microfone do Plenário da Câmara dos Deputados para repassar a todo o Brasil, em especial ao setor produtivo do café, a conquista coletiva no processo de barrar a importação de café e valorizar o produto nacional.





“São meses de trabalho intenso para chegarmos até aqui. Pude relatar ao presidente o drama que os produtores de café estão vivendo nos últimos tempos, pela pressão irresponsável da indústria de se importar café. Construíram um leilão unilateral que não obteve sucesso, pois as indústrias se negaram a pagar até o preço atual da cotação do dia. Relatamos ao presidente que a safra já começou no Sul da Bahia e em Rondônia e está preste a começar no Espírito Santo, que é o maior produtor de Conilon do Brasil. Não há nenhum clima para se discutir a importação de café. Sempre tivemos café estocado e a safra nova está aí”, destaca o deputado Evair de Melo.

A última tentativa para criar argumentos para liberar a importação de café caiu por terra com o fracasso do leilão realizado nessa quarta-feira (22/3) para aquisição de café conilon, que não concretizou nenhuma operação.

Também no processo, o projeto do senador Ricardo Ferraço, que anula decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em autorizar importação de café do Vietnã, obteve parecer favorável. “Como se não bastassem os problemas revelados pela Operação Carne Fraca, só falta importarem pragas para nossa cafeicultura. Não vamos permitir esse ato inconsequente! Café é brasileiro”, reforça o senador Ricardo Ferraço.

Ainda na agenda com o presidente, o tema foi abordado pelo deputado Evair de Melo, que alertou o presidente sobre os riscos fitossanitários existentes na operação de se importar café do Vietnã e as inconsistências do laudo técnico que fundamentou a publicação da Instrução do MAPA, que autorizava a importação dos grãos.

Operação Carne Fraca e Reforma da Previdência
Na reunião com o presidente, a Operação Carne Fraca e a Reforma da Previdência também entraram em pauta. “Pedimos agilidade do Governo para reabrir urgentemente os mercados asiáticos e também oficiamos a nossa insatisfação de como a questão rural está sendo conduzida na Reforma da Previdência”, completa Evair de Melo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON GOMES ROGIN

SÃO MATEUS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/03/2017

Bom trabalho dos nossos deputados junto a sociedade e cooperativas.

é bom saber que pelo menos temos dialogo com nosso governo, quando se tratou desse assunto.

E vamos em frente...
PAULO PECCINI

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/03/2017

Acho que esse assunto por enquanto está em pausa.Mas precisamos ter mais segurança aqui no campo , não podemos ficar refém dessa política insegura que volta e meia nos assombra. Agradecemos SR deputado pelo seu grande esforço em comprar essa briga e que,por enquanto, estamos com a vitória. Nós cafeicultores precisamos de leis irrevogáveis que venha nos proteger e dar sustentabilidade ao nosso negócio que é produzir café de qualidade e com responsabilidades.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures