ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA e FAEMG criticam possibilidade de taxação sobre exportações do agro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2016

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Frente à possibilidade de taxação sobre as exportações brasileiras do agronegócio, divulgada em reportagem do Jornal Valor Econômico (Reforma da Previdência deve taxar agronegócio e Simples), entidades do setor se pronunciaram contrariamente.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG), Roberto Simões, se disse estarrecido com a proposta como forma de aumentar a arrecadação da Previdência. “É uma ideia inimaginável. Somos o único setor que, mesmo em meio à crise, vem garantindo saldos positivos ao país. Com imensas dificuldades, competimos contra países que contam com vultosos subsídios governamentais. Graças à eficiente pesquisa agropecuária e à enorme competência de nossos produtores, temos conseguido oferecer alimentos baratos e de alta qualidade, o que nos garante competitividade internacional e, consequentemente, resultados positivos para a balança comercial brasileira. A taxação sobre as exportações do agronegócio terá, sem dúvida, um efeito cascata muito grave sobre toda a economia de nosso país. Está aí o recente exemplo da Argentina, que quase foi à falência ao utilizar política semelhante. Como bem disse a ministra Kátia Abreu: ‘quem vai querer comer produtos brasileiros com o gosto amargo da tributação?’”, argumentou Simões em comunicado divulgado nesta terça-feira (2/1).

Foto: FAEMG/ Divulgação


Em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também se manifestou, ainda nesta terça-feira, sobre a tributação que ocorreria por meio da revogação da isenção da contribuição previdenciária que hoje vigora para os produtores que exportam o total ou parte de sua produção.

“Cabe registrar que as regras da previdência social brasileira não se ajustam mais à nova dinâmica demográfica do País. Assim, reformar a previdência só tem sentido se for para alterar e adaptar estas regras para ajustá-las à nova realidade, como fizeram e continuam fazendo todos os países relevantes do mundo. Portanto, não é admissível extrair recursos adicionais da sociedade e da produção para aumentar o financiamento de um sistema que está errado e não se sustentará no tempo. Para superar a armadilha da estagnação econômica e voltar a crescer, resta ao País o investimento privado e o aumento das exportações. Todas as políticas governamentais sensatas deveriam visar esses objetivos, ampliando e facilitando o espaço da iniciativa privada, abrindo mercados e favorecendo a nossa competitividade externa, por meio da redução dos custos de exportar”, pontua a instituição.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO NASSER VILELA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/02/2016

Bom dia

O produtor aceita tudo, nossos sindicatos não funcionam(com exceção), estamos cheios de pelegos em nossas instituições . Presidentes eternos, só visam seus interesses . Infelizmente isto faz parte de nossa falta de cultura (QUANTO MAIS BURRO O SEU POVO MELHOR). Quando for assumir um cargo reflitam : se é para o bem de todos ou para seu próprio beneficio . Que Deus nos ilumine.

Bruno Nasser Vilela -Eng agrônomo (UFV) - Sócio fundador e primeiro presidente do sind rural de Cristais MG . Dei o melhor de mim para minha classe, sai na hora certa .

Fica com Deus.
CLÁUDIO VIANA KLEM

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/02/2016

Infelizmente, o governo PT, só enxerga perto. É por isso q está sendo descoberto tanta sujeira desse governo medíocre, que fez suas falcatruas sem pensar que a médio prazo tudo viria à tona. Agora esse mesmo governo medíocre quer taxar o único setor que mantém o país numa posição confortável, que faz com que o Brasil não afunde mais ainda, e sem ter o mínimo de apoio do governo, ao contrário das grandes indústrias, q só dependem de seus gestores para que o resultado não seja negativo, ao contrário de nós do agronegocio em que o clima é o nosso maior problema e agora o governo também quer ser mais um problema pra nós. Que nossos representantes possam enxergar que taxando o agronegocio, simplesmente estarão acelerando a recessão, que só não afundou o país ainda mais graças a nós, guerreiros da agricultura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures