ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasileiro José Sette é eleito diretor da Organização Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em comunicado emitido nesta sexta-feira (17/3), a Organização Internacional do Café (OIC) informou que já tem um novo diretor-executivo. Após reuniões e articulações da delegação brasileira em Londres, José Dauster Sette foi eleito para o cargo. Ele vem suceder outro brasileiro, Robério Silva, que estava em seu segundo mandato e faleceu em dezembro de 2016, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Divulgação/ CNC
Silas Brasileiro, do CNC, ao lado do novo diretor-executivo da OIC, o brasileiro José Sette


Segundo a OIC, Sette seguia até agora como diretor executivo do órgão internacional voltado para algodão, a ICAC (International Cotton Advisory Committee, em inglês). A decisão foi tomada nesta semana, durante a 119ª Sessão do Conselho Internacional e dos Comitês da Organização Internacional do Café (OIC), em Londres (ING). A delegação brasileira foi chefiada pelo embaixador Hermano Telles Ribeiro, representante permanente do País junto aos Organismos Internacionais sediados na capital inglesa, e composta por: ministra Ana Paula Simões Silva (Resbralon); conselheiro Joaquim Pedro Penna (Resbralon); Leonardo Bastos Azevedo (Resbralon); deputado Silas Brasileiro (CNC); Silvia Pizzol (CNC) e Carlos Brando (P&A Marketing).

A ELEIÇÃO
Em seu Balanço Semanal, o Conselho Nacional do Café (CNC) informou que “o principal foco das discussões foi a busca de consenso entre os países membros para a escolha do novo diretor executivo da Organização entre os cinco candidatos endossados pelos governos de Brasil, Indonésia, México, Peru e Suíça”. A instituição vinha alertando para a fragilidade que as diversas candidaturas representavam para os países produtores.

Segundo o CNC, foi ainda na segunda-feira (13/3), que a presidente do Conselho Internacional da OIC informou que o Peru retirou sua candidatura, restando, assim, quatro candidatos (Brasil, Indonésia, México e Suíça). Devido à complexidade do processo de votação previsto no regulamento, a OIC optou pelo uso de “confessionários” (encontros individuais das delegações de cada país membro com a presidente do Conselho visando a avaliar o posicionamento e a preferência de cada membro em relação aos candidatos). O objetivo foi alcançar consenso na escolha do diretor executivo, evitando o desgastante processo de votação.

Os candidatos, então, discursaram para que as delegações presentes conhecessem suas experiências e capacidades dos postulantes e de suas agendas propostas para a OIC. Um moroso processo de negociação, conforme o CNC, se arrastou por toda a semana até que o nome ficasse definido que o brasileiro José Dauster Sette será o novo diretor executivo da OIC.

Silas Brasileiro também considera que a experiência de José Sette em gestão administrativa e financeira de organismos internacionais, além de seu amplo conhecimento do setor cafeeiro, confere-lhe todos os requisitos necessários para fortalecer a OIC como o fórum internacional de gestão dos assuntos cafeeiros.

O CNC apresentou os principais pontos da agenda proposta por Sette:
- Reorganizar administrativamente e concluir o processo de revisão estratégica da OIC, criando escopo para o fortalecimento do setor de estatísticas;
- Maior aproximação da Organização com os membros e ampliação de sua representatividade;
- Valorizar o aspecto econômico da sustentabilidade;
- Ampliar a consciência e o desenvolvimento de estratégias mitigadoras das mudanças climáticas;
- Diversificar as fontes de financiamento dos projetos cafeeiros;
- Ampliar os impactos promocionais do Dia Internacional do Café;
- Construir, de forma participativa, indicadores de desempenho para a OIC (Keys Performance Indicators - KPIs). 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures