ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil é suspenso de votações em comitês da OIC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Após o pagamento de apenas 70% do valor que devia à Organização Internacional do Café (OIC), representantes de entidades do setor, presentes na 115ª Sessão do Conselho Internacional da OIC, que aconteceu em Milão, na Itália, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, em contato com o CaféPoint, afirmam que o Brasil foi suspenso das votações em comitês da Organização.

Na última sexta-feira (2/10), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) havia informado ao CaféPoint o pagamento de R$ 1,7 milhão e que não havia ainda prazo para quitar por completo a dívida.

O montante total da anuidade é de 384 mil libras, equivalente a R$ 2,3 milhões (conversão da moeda atualizada em 5 de outubro) – leia mais aqui. Segundo fontes do setor, a diferença de 30% entre o valor pago e a dívida ocorreu pela variação cambial (de Real para Libra).

Para o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), a situação é desconfortável para o país, maior produtor e exportador de café verde do mundo. “Nós perdemos assento em todos os comitês que decidem as políticas internacionais do café. Além disso, a Organização Europeia está questionando a legitimidade de um brasileiro (Robério Oliveira Silva), de um país que não pagou a anuidade, presidir a Organização”, afirmou Evair, na última sexta-feira (2/10).

O político também é secretário da Frente Parlamentar do Café e esteve em Milão para o Fórum Global do Café e a 115ª Sessão do Conselho Internacional da OIC. “Conseguimos salvar a presidência do grupo de países produtores”, lembra. Segundo o deputado, a suspensão do Brasil na OIC deve valer por um ano. Evair de Melo indicou que pretende reunir representantes do Conselho Nacional do Café (CNC), do qual é membro, e da Frente Parlamentar do Café para voltar a discutir o assunto, aqui no Brasil.

O CaféPoint entrou em contato com representantes da OIC para um esclarecimento oficial sobre o tema, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

ATUALIZAÇÃO no dia 6/10/2015 – 17h20

Em documento emitido pela Organização Internacional do Café (ICO, sigla em inglês de International Coffee Organization) em seu site oficial no dia 30 de setembro, a instituição divulgou uma lista com os membros em atraso no pagamento da taxa, no qual o Brasil aparece entre os países que perderam o direito ao voto na instituição. Na tabela, o número de sacas exportadas em média por cada país aparece na segunda coluna.


O valor da dívida pelo Brasil, no entanto, gera divergências. De acordo com o documento emitido pela OIC, o Brasil devia, até o dia 30 de setembro, 88.793 libras, diferente do valor confirmado pelo Mapa na última sexta-feira (2/10), de 384 mil libras. Até o fechamento desta atualização o CaféPoint ainda não havia recebido retorno de representantes da OIC. O documento, abaixo, também apresenta a lista de outros países em dívida com a Organização.



Confira o documento na íntegra, abaixo:
https://www.ico.org/documents/cy2014-15/icc-115-1-r1e-votes-14-15-redistribution.pdf

______________________________________________________________________

CONFIRA a entrevista exclusiva que o Ministério da Agricultura concedeu ao CaféPoint, esclarecendo dúvidas sobre a questão da dívida com a OIC.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SANDRO MANCINI

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 08/10/2015

Um país do tamanho do Brasil, com a riqueza que gera, com a quantidade de dinheiro que o governo arrecada, não conseguir honrar uma dívida de menos de 100.000 libras é vergonhoso. O país está literalmente quebrado.



Agora em Brasília dinheiro não falta, pelo contrário, aprovam-se "aumentos de teta" para se mamar, agora que a habitual "complementação via roubo de dinheiro público" está mais em evidência e por isso faz-se mais difícil (porém nunca impossível) de ser assegurada...



Pena que a maioria fará pouco caso destes assaltos de quantias bilionárias que faliram o governo brasileiro, quando voltar às urnas em 2018...
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 07/10/2015

Isso prova o descaso do governo com a cultura do café e os produtores brasileiros. Esse descaso vem ocorrendo desde a extinção do IBC. Na "hora de palanque" o café é importante mas depois deixa os produtores no tipo: SALVE-SE QUEM PUDER

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures