ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã pode ter 400 mil ton de café não vendidas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/04/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os cafeicultores do Vietnã podem manter até 400.000 toneladas de café não vendidas, equivalente a cerca de um terço da última colheita da nação, à medida que o Governo começa seu primeiro programa de estocagem de café para conter a queda nos preços (leia matéria relacionada).

O volume de café não vendido de "entre 300.000 e 400.000 toneladas é muito alto comparado com 100.000 a 200.000 toneladas no mesmo período do ano anterior", disse o diretor do An Giang Coffee Co., em Buon Ma Thuot, Pham Dinh Khai. "Esse programa é bom no geral, mas está um pouco atrasado em termos de momento".

O Primeiro Ministro, Nguyen Tan Dung, disse na semana passada ao Banco Central para administrar um programa de 200.000 toneladas para aumentar os preços do café robusta, que caíram 12% no ano passado. Os grãos do maior produtor de café robusta do mundo serão mantidos por seis meses no máximo, potencialmente coincidindo com a chegada no mercado global da produção de café do Brasil e da Indonésia. "Devemos ter esse programa em execução no pico da colheita em novembro, dezembro", disse Khai.

O volume de grãos não vendidos permanece alto, representando cerca de 30% da colheita mais recente, de acordo com o chefe do departamento de negócios da Tay Nguyen Coffee Investment, Import and Export Co., Bui Hung Manh.

Os produtores têm acumulado seus grãos por causa da queda de preços, disse Manh. Essas estocagens vêm de sobras da colheita de 2008/09, bem como da última colheita.

Pelo novo programa, liderado pelo Estado, os bancos deverão oferecer aos exportadores baixas taxas de juros nos empréstimos, de 6%, para comprar e estocar grãos, disse o Banco do Estado do Vietnã. As companhias comprarão o café de 15 de abril a 15 de julho e o manterão estocado por, no máximo, seis meses.

A produção de café do Vietnã em 2010/11 pode declinar devido à quantidade insuficiente de chuvas, disse o chefe do serviço de cultivos do Departamento de Agricultura em Dak Lak, Huynh Quoc Thich. Autoridades locais buscam assistência financeira do Governo central para ajudar os cafeicultores com maiores custos, disse Thich. As chuvas em Buon Ma Thuot totalizaram 23,1 milímetros entre 11 e 20 de abril, comparado com 62,3 milímetros no mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Serviço de Meteorologia e Hidrologia de Dak Lak.

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures