ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã atrai companhias de café buscando oferta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/10/2011

2 MIN DE LEITURA

1
0
Companhias internacionais estão expandindo no Vietnã, maior produtor mundial de café robusta, para garantir ofertas após comerciantes locais não conseguirem cumprir seus contratos, de acordo com a Louis Dreyfus Commodities SA.

As disputas entre exportadores em países produtores e membros da Associação de Comércio de Café da Suíça aumentaram após os preços terem aumentado em 55% no ano passado, disse o diretor da associação, com sede em Genebra, Nicolas Tamari.

O Vietnã se tornou o maior produtor de café robusta em 1997-98, substituindo a Indonésia, e foi o segundo maior produtor de todos o tipos de café em 1999-2000, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A colheita de café do Vietnã dobrou desde 1999-2000 à medida que os torrefadores buscam cortar os gastos usando mais café robusta, que custa cerca de 60% menos que o café arábica.

"As contínuas falhas dos exportadores vietnamitas somente serviram para acelerar o processo de companhias multinacionais processando no Vietnã, particularmente nos últimos 12 meses", disse o diretor gerente de café da unidade da Louis Dreyfus em Genebra, Trishul Mandana. "Hoje, a única forma pela qual as companhias multinacionais podem garantir que têm oferta segura para seus clientes torrefadores é obtendo o café eles mesmos".

A Dreyfus maneja cerca de 8,5 milhões de sacas de café verde por ano, de acordo com seu site. Os exportadores do Vietnã atrasaram ou cancelaram envios de cerca de 60.000 toneladas de café em julho e julho, disse o chefe de comércio da Sucafina, comerciante de café de Genebra com escritórios no Vietnã, Jan Juehmann. O café robusta aumentou em 55% no último ano na NYSE Liffe, em Londres.

A produção de café no Vietnã deverá aumentar para um recorde de 22 milhões de sacas de 60 quilos na estação que começou nesse mês, estimou a Volcafe, unidade de café da comerciante de commosities, ED&F Man Holdings Ltd. Isso se compara com a produção de 20 milhões de sacas em 2010-11.

Se os exportadores de café não cumprirem os contratos, "a consequência lógica é uma expansão na compra pelos comerciantes internacionais de café", disse o diretor gerente da Volcafe em Winterthur, Suíça, Jan Kees van der Wild.

"Todo ano temos falhas do Vietnã, mas com a volatilidade do mercado tão alta, acredito que as pessoas estão sendo mais afetadas financeiramente", disse o diretor gerente de café na Europa, Oriente Médio e África da Ecom Agroindustrial Corp., Renaud de Kerchove. "A grande diferença nesse ano é que as companhias maiores não estão cumprindo os contratos e mais comerciantes estão sendo atingidos".

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VITOR PIRES

INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 11/12/2012

ola eu gostaria que me dessem informaçao sobre os certificados  que os cafes da asia , indonesia e vietena de verão ter , em caso de exploraçao de pessoas no trabalho etc, tais como certificado fair trade?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures