ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã: associação sugere suspensão das exportações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/07/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Associação de Café e Cacau do Vietnã reivindica medidas governamentais para enfrentar os preços baixos do café e sugere que os exportadores suspendam a assinatura de contratos de venda ao exterior, devido às incertezas sobre a produção no país.

"Precisamos ajudar os produtores, eles estão tendo prejuízo com os preços atuais, o que significa que não terão dinheiro para comprar fertilizantes, e isso afetará a produção na próxima temporada", afirmou, na semana passada, Luong Van Tu, presidente da associação.

O contrato setembro de café robusta negociado na bolsa de Londres, LIFFE, fechou cotado em US$ 1.354/t nesta segunda-feira, 13, queda de cerca de 10% em relação a um mês antes. Os exportadores de café do Vietnã determinam os preços a um desconto em relação aos futuros de Londres. A contratação de novas exportações diminuiu significativamente desde que os preços recuaram no fim de junho, já que as cotações são consideradas baixas demais para traders e produtores locais.

Os estoques que sobraram da colheita encerrada mais cedo este ano são relativamente menores, e os exportadores perderiam dinheiro com qualquer negócio agora, então "também sugerimos que eles adiem a assinatura de novos contratos, e não vendam futuros", afirmou Tu.

O Vietnã é o maior exportador mundial de robusta, e iniciará a próxima colheita no fim de outubro. Em meados de junho, Tu estimou que a produção de café do Vietnã em 2009/10 ficará abaixo das 16 milhões de sacas de 60 quilos produzidas em 2008/09. A Associação de Café e Cacau do Vietnã se preocupa com a produção em 2009/10 porque se os produtores continuarem sofrendo perdas, eles tendem a optar por outras culturas.

As informações são da Agência Estado, resumidas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS REMEDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/07/2009

Se lá no Vietnã não está compensando produzir café nos preços atuais, que dirá para os produtores brasileiros, que têm o maior custo de produção do mundo! Para os que não estão lavando dinheiro com a atividade (acredito eu, a maioria), os outros produtores ou são mentirosos ou estão se empobrecendo dia a dia. É a mais pura realidade!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures