Enquanto a nível mundial a comercialização de cafés com selo Rainforest Alliance Certified crescer em 10% e a área em produção ficou estável, no Brasil os números foram, pelo menos, o dobro disso. As informações partem do relatório produzido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que analisou o ano de 2014.
No Brasil, houve um considerável aumento de aproximadamente 20% nas exportações e vendas no mercado interno. Já a área certificada em café aumentou 5%, mostrando que o mercado está em evolução. O grande avanço nas exportações começou em 2013, quando elas passaram de cerca de 700 mil sacas, para 996 mil sacas em 2013 e a 1,2 milhão em 2014. O gráfico abaixo demonstra a evolução nos últimos 5 anos:
*Ano x Sacas 60kg
No entanto, ainda não é todo café produzido em fazendas RAC que é efetivamente vendido como tal. Do total produzido, 56% foi vendido através de outras certificações, a comerciantes e torrefadores que não exigem ou não registram as compras de café certificado RAC ou trata-se de resíduos.
Veja, abaixo, a Evolução da área certificada de café RAC no Brasil (ha) 2009 – 2014.
Ainda, segundo o Relatório Anual Mercado de Cafés Rainforest Alliance Certified™ 2014, disponibilizado nesta semana, outro destaque foi a parceria entre produtores. A certificação em grupo representou 47% de toda a área certificada no Brasil ante 43% em 2013.
De acordo com o Imaflora, o percentual é resultado de um contínuo processo de capacitação de técnicos, visitas e parcerias com empresas. “Um fator importante para o crescimento da área certificada nos últimos três anos, especialmente na modalidade em grupos, deve-se ao programa Nespresso AAA que estimula seus fornecedores a obterem a certificação. Também deve ser destacado o papel das cooperativas e exportadoras, que incentivam e prestam assistência técnica para a certificação de seus cooperados e fornecedores”, pontua o relatório.
Região pioneira
Após 12 anos da primeira certificação da Rede de Agricultura Sustentável (Rainforest Alliance Certified) na região do Cerrado Mineiro, a área certificada de café chegou a pouco mais de 74 mil hectares em todo o Brasil, beneficiando diretamente 260 produtores, 15.700 trabalhadores e conservando 55 mil hectares de áreas de floresta nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.
Mercado
Além dos tradicionais importadores como Alemanha, Reino Unido, Japão e Estados Unidos, o mercado nacional também mereceu destaque tendo em vista a presença do selo em marcas importantes como McDonalds café, Três Corações, Café do Centro e Octavio Café.
O movimento aponta maior diversificação de compradores, sobretudo importadores pequenos e médios de café certificado. Para o Imaflora, em 2015, a expectativa é a continuidade desse processo.