ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vegro: cenário de boa remuneração é de longo prazo

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/04/2011

5 MIN DE LEITURA

5
0
A cadeia do café está se desenvolvendo, novas tecnologias estão chegando ao campo e os produtores buscando mais e mais informações e novidades. Com o objetivo de divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro, a Associação dos Cafeicultores de Araguari organizou a FENICAFÉ, em Araguari/MG, de 06 a 08 de abril.

Durante a feira, além de palestras sobre irrigação, não podiam faltar informações sobre o mercado de café, que auxiliam nas tomadas de decisões dos envolvidos na atividade. Para falar sobre "Cotações: dinâmica da flutuação e tendências de sustentabilidade", esteve presente como palestrante Celso Luis Rodrigues Vegro, engenheiro agrônomo e pesquisador do IEA - Instituto de Economia Agrícola.



De acordo com Celso Vegro, para começar falar de mercado, os entendimentos devem ser homogeinizados. Por isso, resolveu apontar algumas definições sobre o assunto da palestra.

Como todos sabem, o mercado cafeeiro está passando por um periodo de alta. Mas alta de cotações ou preços? Na realidade, qual a diferença de preços e cotações? Cotações se referem à pepéis, à valores determinados pelos fundamentos de oferta e demanda, que são transacionadas em Bolsa de valores. "Cotações não são preços, elas sinalizam os preços, são um referencial", afirma. O preço é o valor que se negocia determinado produto.

Partindo para definição de sustentabilidade, trata-se da utilização de recursso naturais para satisfação e necessidades do presente, não podendo comprometer as necessidades futuras, e se sustentando em ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas.

Mas os termos acima são apenas conceitos Tanto cotações como sustentabilidade são conceitos relativos e não absolutos. Veja só, quando se diz que o café subiu na bolsa, segue a pergunta: Subiu em relação a que? São termos relativos.

Os dois conceitos são intrinsecamente instáveis e de naturezas de instabilidades distintas. Isso porque o que faz flutuar a cotação do café é diferente do que faz flutuar a sustentabilidade. Por isso, segundo Vegro, há certa dificuldade em trabalhar com dois temas relativos e a partir daí traçar cenários.

De acordo com Vegro, ao se tratar de sustentabilidade e cotação deve-se pensar em segurança militar, segurança energética, segurança financeira e segurança alimentar, da seguinte forma:

Militar: esse ponto tem sido complocador para a sustentabilidade, uma vez que o mundo está conflagrado, com uma generalização de guerras entre os países bélicos.

Energética: Há atualmente um incerteza nuclear, com consequente aumento da dependência por petróleo. Com o terremoto no Japão, surge novo problema na questão energética, aumentando ainda mais a demanda por petróleo. "Sem segurança energética, as cotações se tornam mais instáveis", afirma Vegro.

Financeira: Após a crise de 2008, muitos países ficaram com alto endividamento público devido à medidas tomadas para socorrer a economia. Então, agora que a situação melhorou, é hora de pagar as contas.

Outra questão financeira é a guerra cambial, com EUA desvalorizando o dólar e China desvalorizando sua moeda. Enquanto isso, o Real brasileiro se valoriza, resultando no aumento da inflação global. Com aumento da liquidez dos EUA para impulsionar sua economia, há fuga de investidores interessados em dólar, passando esses a investirem em commodities.

Alimentar: A maioria das commodities estão com estoques minguados. Além do choque de demanda, em que há demanda e não há oferta, as mudanças climáticas causaram frustrações de algumas safras,como a da cana-de-açúcar no Brasil.

Dessa forma, Celso analisa que o Brasil passa por sinais de apreensão, porém o setor do agronegócio tem contribuido para o saldo positivo da balança comercial.

Mas os pontos a serem analisados para se traçar tendências e cenários no mercado cafeeiro não param terminam aqui. Há ainda os fatores conjunturais, como os estoques a níveis baixíssimos e aumento crescente do consumo.

Todos já sabem que os principais países passaram por frustações de safras, que o mercado está mais especulativo, que a demanda está aquecida enquanto a oferta está restrita. Nesse cenário, muitos veem o especulador como vilão, mas Celso deixa claro a importância do papel desse profissional.

Segundo ele, o especulador que faz você conseguir transformar seu café em dinehiro. Sem os especuladores o mercado não teria liquidez, fator fundamental para movimento do mercado e formação de preços.

Bom, falou-se em segurança e fatores conjunturais, porém Celso Vegro acredita que o que realmente é importante são os fatores estruturais.

Em sua análise teremos mais volatilidade por causa da insegurança mundial. Na parte estrutural, há mais concentração de oferta entre quatro países: Brasil, Vietnã, Indonésia e uma xícara de chá para Colômbia, que segundo Vegro já está bastante defasado em produção frente aos três demais.

"Ou o comprador liga para esses quatro países, ou fica sem café pois não se acha mais café em qualquer lugar", diz ele.

Outro fator estrutural é o mercado de doses, que tem grande potencial de crescimento. "Os torrefadores que mais crescem no mercado de dose valorizam principalmetne a qualidade do produto, do café, enquanto a indústria que trabalha com café de combate vai desaparecer ou então ser comprada pelas demais."

Analisando todos esses fatores, Celso acredita que o cenário de cotação capaz de remunerar bem os produtores é de longo prazo.

Tratando-se dos fatores conjunturais para o Brasil, 2011 é um ano de ciclo baixo; e o país está aumentando o uso de tecnologias sendo capaz de reduzir a bienalidade com o decorrer dos anos e aumentar a produtividade das lavouras cafeeiras. Além disso, a relação de troca com fertlizantes melhorou e o custo de terra aumentou, sendo este último um fator que limita a expansão de áreas para cultivo de café.



"Atualmente o mundo está se recuperando do aumento de preços das commodities, com a cotação do dólar em baixa e commodities em patamares satisfatórios." Para 2011/12 e 2012/13, Vegro sugere que o cafeicultor feche contrato futuro e transfera seu risco.

"A primeira coisa a se fazer é o saneamento de dívidas. É palavra de ordem!", exclama Vegro.

Reamente este é atual situação, em que muitos produtores aproveitaram as disparada das cotações para quitarem suas dívidas, para depois de então começarem com novos investimentos.

Outra tendência exposta por Vegro é que deverá haver inversão do dólar e o real deve se desvalorizar.

O suprimento do mercado cafeeiro ainda está sob estresse. Enquanto isso, Celso acredita que os investimentos para aumento de produtividade e melhoria da qualidade estão sendo acelerados, ficando o país com uma cafeicultura mais competitiva em relação a qualidade e preço.

Por fim, Vegro coloca um questão problema: As commodities tem ciclos econômicos. O período de baixa das cotações virão?

E logo responde otimista, por optar por fundamentos estruturais: "Não. Não porque a demanda por cafés brasileiros empurra a cotação para cima", finaliza.
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 14/04/2011

Prezado André Marcolini
Grato pelo prestígio. O que faço é mais para confundir do que para explicar.
O cenário que traçou é verdadeiro e ampara a boa dose de otimismo que temos para com o negócio café. Agora para o negócio melhorar mais ainda preciso eu ir apreciar um café espresso em uma de suas casas. Passe para a Natália algum
endereço que para lá irei.
Abçs
Celso VEgro
ANDRE MARCOLINI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 13/04/2011

Sr Celso Vegro, admirador que sou de suas análises, que sempre considerei bem informadas e ponderadas, submeto à sua consideração números que me assombram ainda mais do que a recente arrancada nos preços do café e a revelaçao das baixíssimas reservas de café disponiveis hoje. Segundo a OIC o consumo de café está hoje em 133 milhoes de sacas ao ano, com uma taxa de crescimento de 2,3% ao ano, verificada nos ultimos 10 anos.Mantida esta taxa de crescimento seráo necessarias daqui a cinco anos 149 milhões de sacas,ou seja 16 mihões de sacas a mais do que se consome hoje, e daqui a dez anos serão consumidas nada menos do que 34 mihoes de sacas a mais do que se consome hoje. Todo este café tera de ser produzido. E so sera produzido se produzir cafe for rentável. Se estes numeros forem verdadeiros nao vejo com o café possa deixar de ser lucrativo PARA O PRODUTOR nos próximos anos. Alem de produtor de café sou tambem pequeno torrefador de produtos de boa qualidade para as casas de "espresso" em Sao Paulo. E o que mais me anima é constatar a verdadeira paixao por cafe BOM que vai tomando conta dos paulistanos, pelo menos os de classe media.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ

EM 12/04/2011

Caro sr.Vegro
so uma correçao SR Eli Valera Nabanete.
abraço
CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/04/2011

Prezada Eli Varlera Nabanete
Obrigado pelo adjetivo simplicidade. Algumas vezes sou taxado como alguém que se dirige apenas aos esclarecidos o que certamente é uma inverdade.
Grato
Celso Vegro
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ

EM 12/04/2011

COM CONHECIMENTO E SIMPLICIDADE O SR. CELSO VEGRO NOS DEIXA MUITO OTIMISTAS COM SUAS EXPLICAÇOES SOBRE O FUTURO DO SETOR CAFEEIRO.
PENSO QUE SE O GOVERNO NOS AUXILIASSE UM POUCO QUANTO AS NOSSAS DIVIDAS ADQUIRIDAS AO LONGO DESSE TEMPO DE PESSIMOS PREÇOS PRATICADOS LO,LOGO O CAFEICULTOR PODERIA TER O SEU PRODUTO POR MAIS TEMPO EM SUAS MAOS PARA UMA MELHOR COMERCIALIZAÇAO.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures