ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uganda: renovação da indústria começa dar resultado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/07/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os esforços de Uganda para reviver o país como uma força na produção de café estão "gerando frutos", com a produção devendo dobrar com relação aos níveis de cinco anos atrás, os menores desde pelo menos os anos 50.

Um plano de cinco partes, que se estende desde pesquisas de novas variedades de robusta ao desenvolvimento de marcas especiais pelo país africano para recuperar sua posição no comércio global de café verá a produção de arábica e de robusta aumentar para 3,3 milhões de sacas em 2010/11. As exportações atingirão a marca de 2,8 milhões de sacas, novamente dobrando os níveis de 2005-06, e suficiente para reviver a participação do país no comércio global para quase 3%, disseram oficiais dos Estados Unidos.

Embora isso ainda seja metade da participação de Uganda no começo dos anos setenta, quando o país era superior ao Vietnã, hoje o segundo maior produtor e comerciante de café do mundo, representa uma renovação significante com relação à queda relacionada às práticas antigas de produção e a disseminação de doenças nos cafezais.

"A iniciativa da política do Governo do país pode estar rendendo frutos", disseram os oficiais. O plano de renovação, chamado de Manifesto 2006-11, visa triplicar para 1,5 toneladas por hectare a produção de grãos robusta de Uganda, que é o maior produtor desse grão da África e o sexto maior do mundo.

Central a essa estratégia está o desenvolvimento de variedades resistentes à wilt disease (traqueomicose), infecção fúngica fatal, que no auge do último surto infectou quase metade dos cafezais do país. Sete novas variedades estão sendo investigadas. A doença tem atraído mais atenção ao café arábica, que tem se mostrado mais resistente, além de obterem melhores preços.

"As exportações de café robusta continuam dominando, mas os arábicas podem ganhar espaço, apoiadas em grande parte pelo preço diferencial com relação aos robustas, que são comercializados a um terço do preço dos arábicas vendidos nos mercados da América do Norte e da Europa".

O café tem sido, historicamente, responsável por mais da metade dos lucros de exportação de Uganda, com algodão, chá e tabaco sendo outros produtos importantes.

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures