ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Técnicos venezuelanos avaliam treinamento do Consórcio Pesquisa Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O treinamento em cafeicultura "Produção de Mudas e Beneficiamento Ecológico de Café", parte do projeto de cooperação internacional Brasil - Venezuela realizado em Viçosa-MG e Venda Nova do Imigrante-ES durante toda esta semana, teve boa avaliação e aproveitamento por parte dos pesquisadores e técnicos venezuelanos do Instituto Nacional de Investigaciones Agricolas - INIA. A iniciativa é coordenada pela Embrapa Café em parceria com Incaper, UFV e Epamig, instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café.

A agrônoma Dayana Alvarado avaliou positivamente o evento. "Estamos tendo acesso a informações técnicas e a experiências que não teríamos em nenhum outro lugar. Além disso, a liderança do Brasil em pesquisa de café é a melhor referência que podemos ter. Queremos levar esse conhecimento para o nosso país, adaptando às nossas condições, claro, o que nos deixa bastante animados com as perspectivas promissoras que teremos".

Luis Durán, também técnico da Venezuela, acredita que a bagagem que adquiriram durante o curso será muito importante para incrementar a produção de café de seu país. "Trabalhamos diretamente com os produtores e nosso trabalho será multiplicar esse conhecimento adquirido. Estamos satisfeitos com o resultado e esperamos que essa parceria com o maior produtor de café do mundo, o Brasil, continue nos impulsionando".

O pesquisador da UFV Juarez de Sousa, especialista na área de pós-colheita, um dos temas abordados durante o treinamento, ressaltou a importância da iniciativa. "Como parte do treinamento, levamos os técnicos a campo para verem, na prática, como funcionam as tecnologias. Também houve palestras sobre pós-colheita e irrigação. Eles foram recebidos pela nova direção do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, tiveram acesso a materiais didáticos e de resultados de pesquisa e foram acompanhados por mim até o Espírito Santo para completar os ensinamentos em pós-colheita de café. Considero que estamos oferecendo o que de melhor temos para compartilhar nosso conhecimento e experiência".

Os conteúdos foram desenvolvidos em abordagens práticas e visitas às áreas de processamento pós-colheita, viveiro de produção de mudas e pequenas propriedades de café, tanto em Minas Gerais como no Espírito Santo, estimulando a discussão de dúvidas e a avaliação de aspectos técnicos.

O objetivo do treinamento foi apresentar, de forma consistente, prática e objetiva, técnicas e fundamentos relacionados às etapas de colheita e pós-colheita do café, bem como novas tecnologias e cultivares com elevado potencial produtivo, e nivelar conhecimentos sobre produção de mudas, implantação e condução da lavoura, identificando pontos ou temas que requerem maior atenção para contribuir para solução de problemas que representem gargalos para o sucesso da atividade cafeeira na Venezuela.

Além disso, o treinamento capacitou os participantes para operação de equipamento para o beneficiamento ecológico do café; informou sobre os principais problemas/soluções relativos à implantação e condução de lavouras de café; e incentivou a atividade da cafeicultura na Venezuela, possibilitando maior oferta do produto com qualidade e, conseqüentemente, reflexos positivos na renda familiar do produtor.

Sobre o projeto de cooperação - O projeto é parte do Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Bolivariana da Venezuela, assinado em 2007, que contempla ainda outras culturas. A coordenação é da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa - SRI e o financiamento da Agência Brasileira de Cooperação - ABC. O objetivo é contribuir para a organização de comunidades cafeicultoras por meio do uso de tecnologias agroecológicas para a produção de mudas de variedades melhoradas e do beneficiamento ecológico em pequena escala.

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures