ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Técnicos do Incaper participam de treinamento sobre nova metodologia para previsão de safra de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Gerentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Brasília estiveram presentes, nesta quarta-feira (03), no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em pauta, estava uma nova metodologia para o acordo firmado entre os órgãos, há dez anos, na realização das pesquisas de estimava anuais da safra de café.

Participaram da reunião o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o diretor-técnico, Aureliano Nogueira da Costa, os representantes da Conab de Brasília, Francisco Olavo Batista de Sousa, Maria Beatriz Araújo de Almeida e Valéria Maria Rodrigues Fechine, da Conab do Espírito Santo, Paulo Roberto de Luna e Pedro Antônio Medalane Cravinho, e o coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão.

Os dados para a estimativa de safra de café no Estado são realizados por meio de um questionário que é aplicado aos cafeicultores pelos técnicos do Incaper em 77 municípios. E para implantar a nova metodologia será realizado, na próxima quinta (04) e sexta-feira (05), um treinamento com 85 técnicos, do Incaper e da Conab, para que haja uma melhor apuração.

"A partir da nova metodologia, serão utilizados métodos estatísticos e bases amostrais mais modernos, que levarão a uma previsão de safra mais próxima da realidade e também mais rica em informações. Além disso, a partir do próximo ano, a metodologia de mensuração será igual em todos os Estados brasileiros", afirma Evair de Melo.

De acordo com o diretor-técnico Aureliano da Costa é muito importante ter cuidado quanto a mensuração de safra de café nacional. "Essa informação interfere nas políticas de preços, no mercado, no consumo, na produção, na organização e na mobilização dos setores da cadeia", disse.

A cafeicultura é o sustentáculo econômico de 80% dos municípios capixabas e responde por 43% do valor bruto da produção agrícola capixaba. A cadeia produtiva, em sua totalidade, gera aproximadamente 400 mil postos de trabalho ao ano. A produção anual é de cerca de 12,5 milhões de sacas, entre arábica e conilon, colhidas em 60 mil propriedades, das quais mais de 73% são de base familiar.

As informações são da Incaper, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures