ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sul de MG avalia perdas nas lavouras de café com nova geada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/08/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
Produtores de café do sul de Minas Gerais, maior região produtora do grão no País, ainda avaliam as possíveis perdas com a geada da madrugada de sexta-feira. Enquanto alguns cafeicultores já estimam quebra de até 10% em suas lavouras para a próxima safra, agrônomos de cooperativas ainda agem com cautela, uma vez que as geadas da sexta-feira ficaram restritas às regiões de baixada, assim como ocorreu no final de junho.

O coordenador de desenvolvimento técnico da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Maciel Yukio Nishioka, afirmou que sua equipe detectou geadas de maior intensidade em lavouras de municípios no entorno de Poços de Caldas (MG), mais ao sul da área de abrangência da cooperativa. Segundo ele, as geadas ocorreram em regiões de risco, nas baixadas. Essas áreas não registravam geadas há tempos e ao longo do tempo foram ocupadas com café. Os pontos mais críticos ocorreram em lavouras de Botelhos (MG) e Campestre (MG). "As perdas ocorrerão, mas ainda não é possível calcular", afirmou.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a temperatura mínima registrada no Aeroporto de Poços de Caldas nesta madrugada chegou a -3,5 graus Celsius por volta das 6 horas. A leitura só não foi menor que os 3,6 graus negativos de Monte Verde, na Serra da Mantiqueira. Já em Maria da Fé, entre Varginha e Itajubá, a temperatura mínima foi de -0,7 graus. A partir de amanhã, de acordo com o Cptec, as temperaturas devem subir.

Para Sebastião Márcio, agrônomo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), a geada desta madrugada na região de Carmo de Minas (MG), foi mais intensa que a de junho. "Às 8 horas da manhã ainda havia gelo nas plantações", relatou. Segundo ele, as geadas atingiram lavouras já prejudicadas pelo fenômeno climático de junho, principalmente nas regiões de baixada. Já o produtor Armando Matielli, de Guapé (MG), fala em perdas de 10% nas lavouras. "Além das regiões de baixadas, as áreas de ponteira dos canaviais também foram bastante atingidas", disse.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAFAELLA NADELICCI ROSSI

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/08/2011

Na Região de Ouro Fino, Jacutinga (ao Sul de Poços de Caldas), a geada atingiu muitas lavouras chegando inclusive a secar alguns pés. A geada atingiu a região com intensidade.

Regiões baixas e de lavoura nova tiveram suas plantas completamente prejudicadas. Pastos, lavouras e pomares foram fortemente atingidos, o que intensifica a atenção no preço do café e na produção do ano seguinte.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures