ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Subsídios fazem renda agrícola disparar nos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/08/2007

1 MIN DE LEITURA

2
0
Relatório do Departamento de Agricultura americano, divulgado ontem, estima que a renda agrícola americana vai crescer quase 30% neste ano na comparação com 2006, pulando para o recorde de US$ 87 bilhões. O motivo seria o veloz crescimento da produção de etanol a partir do milho, que conta com subsídios.

No Brasil, onde o subsídio é zero, a renda bruta também cresce, mas a estimativa é de apenas 10% na comparação com o ano passado. Entretanto, segundo o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, sem perspectiva de lucro. "No estado, a renda bruta deve ser de R$ 33 bilhões e a renda líquida quase negativa", observou.

Não é para menos que no fim de agosto, o Itamaraty deu a partida, em Genebra, ao maior questionamento já realizado contra os subsídios americanos: nada menos que 75 programas de apoio aos agricultores foram atacados. "Ganhamos a guerra do algodão, obtivemos o direito de retaliar contra os EUA, que não cumpriram a sentença, mas não o fizemos. De que adianta ganhar outros processos?", questionou Sampaio.

Na União Européia os subsídios também garantem a renda dos agricultores. Dados de dezembro de 2006 mostravam que os produtores rurais holandeses tiveram um aumento de renda de 17,6%, seguidos dos franceses, os mais beneficiados pelos subsídios, que viram sua renda aumentar 8,6%. As informações são de Sônia Racy, do jornal O Estado de S.Paulo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AROLDO AUGUSTO MARTINS

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/08/2007

Enquanto isso, nós, produtores, pagamos as altas contas dos nossos politicos. Acho que a culpa não está nos países desenvolvidos, mas no nosso, que massacra os produtores com altos impostos, preço de combustível inviável e falta de política agrícola.
JOSÉ CLÁUDIO IVANTES

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 31/08/2007

Pobre de nós produtores brasileiros. Como poderemos melhorar a nossa renda com o forte subsidio dado aos agricultores europeus e americanos? E ainda temos o pior. Além de não termos subsídios, temos de enfrentar as espertezas do mercado mundial. Que vai controlando o nosso fôlego para que possamos sobreviver.

Se cai o preço do dólar no Brasil, as nossas mercadorias se valorizam internacionalmente, quando cair o valor do real com certeza as nossas mercadorias cairão no mercado internacional. Esperteza dos importadores internacionais ou falta de controle de estoque aqui no Brasil? Não sei responder ao certo. Mas poderemos repensar tudo isso. O mesmo está acontecendo com a carne. Poucos frigorificos exportando, e eles entre si controlam os preços. Até quando vamos aguentar?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures