ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks nega oposição a marcas da Etiópia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/10/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Starbucks Corp. anunciou, ontem, 26/10, que nunca fez oposição à aplicação de marcas registradas pelo governo da Etiópia, nem reivindica a posse dos nomes regionais daquele país, que usou para descrever a origem de seus cafés.

O anúncio foi uma resposta a um artigo publicado no jornal The Guardian, citando um relatório da Oxfam, segundo o qual a companhia teria obstruído a tentativa de fazendeiros da Etiópia de registrar as marcas de seus tipos mais famosos de café, o que eliminaria o potencial de ganhos de até 47 milhões de libras esterlinas, em um ano.

A Starbucks disse que, de acordo com a Associação Nacional do Café da América, NCA, que representa os principais torrefadores de café dos Estados Unidos, a aplicação das marcas registradas na Etiópia não é baseada em estudos econômicos confiáveis e traria prejuízo aos fazendeiros do país africano.

A companhia acrescentou que, em 25 outubro, ofereceu aos representantes do governo etíope um acordo para participar e apoiar o desenvolvimento de um programa de certificação.

A Starbucks disse também que apóia o desenvolvimento de robustos programas de certificação de origem geográfica. Um país pode utilizar a identificação de origem para determinados produtos através de certificações feitas por escritórios de registro de marcas ou as origens podem ser usadas como parte de um sistema de designação.

Segundo a Starbucks, estes sistemas são muito mais eficazes do que registrar marcas para termos de designação geográfica, o que seria contrário à lei e aos costumes gerais do uso de marcas registradas. Uma marca registrada identifica o fabricante de um produto, enquanto que uma certificação de origem informa aos consumidores que o produto satisfaz determinados padrões.

Como parte do acordo proposto, a Starbucks (assim como todas as demais companhias de café) usaria a designação regional etíope somente para descrever exatamente, como Starbucks faz agora, a origem de seus cafés. Especificamente, a empresa americana disse que usaria o nome regional somente em relação ao café que se satisfaz seus padrões de qualidade.

Starbucks acrescentou ainda que nomeia seus cafés para honrar o país de origem e para demonstrar como os cafés arábica de alta qualidade são produzidos. Isto ajuda na inserção das regiões produtoras de café e celebra as origens do café com os bebedores em torno do mundo. A companhia continuará a usar nomes regionais para educar os consumidores e promover as regiões etíopes onde o café que oferece é produzido.

Junto com associações da indústria do café, Starbucks espera compartilhar com experts da indústria e representantes da origem o processo de alcançar corretamente e reforçar marcas de certificação ou designações de origem, de modo que, os fazendeiros do café possam absorver os benefícios da identificar de seus países de origem.

A notícia é do Dow Jones Newswires publicada no site Flexnews.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures