ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sílvia Magalhães ensina como fazer espresso perfeito

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2008

2 MIN DE LEITURA

1
0
O espresso é uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente, mas não fervente, sob alta pressão, pelo café moído. Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparado sob pressão de vapor. Em definição mais qualitativa, o espresso possui uma maior consistência que o café coado e também maior quantidade de sólidos dissolvidos por volume.

De acordo com a barista diretora do Octávio Café, Sílvia Magalhães, a mais premiada barista brasileira, 6ª colocada no Campeonato Mundial de Baristas em 2007, o bom espresso é aquele tirado com 7 a 9 g de pó compactado com força de 15 a 20 kg e no qual a percolação ocorre com água a mais ou menos 90º C, sob pressão de aproximadamente 9 ATM (variável com a pressão atmosférica local), durante 20 a 30 segundos. Segundo ela, o tempo é crucial para que o pó não seja extraído além ou aquém do desejado.

O espresso ideal possui de 3 a 4 mm de creme, que é como uma espuma de cor caramelo-escuro que permanece sobre a superfície da xícara, composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares. Segundo a barista, o padrão de xícara mais comum no Brasil é de 50 ml, mas na Itália, entretanto, o tradicional é que a bebida venha servida em uma xícara de 30 ml.

Os aromas mais comuns do café produzido no Brasil são caramelo e chocolate. Na África, algumas regiões produzem cafés com exóticos sabores florais e cítricos. Segundo Sílvia, a qualidade do café também está relacionada a outros fatores que ela denominou de 4 "M´s":

1) Máquina: a temperatura deve ser constante para que não ocorram surpresas desagradáveis, pois o consumidor não quer tomar um café frio.

2) Moinho: as facas dever estar sempre amoladas para proporcionar maior uniformidade do pó. Para tanto, elas devem ser substituídas a cada 800 kg.

3) Mão: a distribuição do pó no porta-pó da máquina deve ser uniforme, para que ocorra a máxima extração de suas características - e deve ser feita à mão mesmo.

4) Miscela (ou blend): o melhor blend é aquele que dosa corpo (que se traduz em creme), doçura e pouca acidez. De acordo com a barista, o café robusta tem mais óleo que o arábica. Por isso, o café arábica, principalmente o natural do Brasil, é base para os blends mundiais.

Na visão de Sílvia, um espresso deve ser muito bem tirado, pois o processo extrai grande parte das propriedades do café, pronunciando-as. Por isso, é muito importante que sejam utilizados cafés de boa qualidade, pois características indesejadas também serão acentuadas durante a extração. Devido à sua concentração de ingredientes, o café expresso é muito utilizado como ingrediente em outras bebidas à base de café, como o cappuccino.

Segundo Sílvia, o leite ideal é aquele que possui bastante proteína. Para preparar um cappuccino, a temperatura inicial do leite deve ser de 4ºC, chegando a 65 ou 70ºC no final do processo. As xícaras também devem ser esquentadas para que o conteúdo não esfrie rapidamente. Sua dica para produzir um cappuccino perfeito é dosar 1/3 de leite, 1/3 de café e 1/3 de creme.

A arte da melhor preparação do café e técnicas de como tirar o espresso perfeito foi o tema da palestra que Sílvia apresentou recentemente no Seminário "Café - A qualidade do grão à xícara", promovido pelo Centro de Preparação do Café - CPC, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé/SP.


Sílvia Magalhães durante a palestra "Espresso: a correta preparação e a arte do barista".

Julio Frare
Equipe CaféPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSENILDO

RECIFE - PERNAMBUCO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 17/06/2012

Ótima informação, aprendi muito mesmo!


Se poderes, gostaria de receber todo tipo de informações a respeito de café.


obrigado!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures