ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Setor prioriza aumento da produtividade da lavoura de café

MERCADO

EM 07/05/2012

0
0
Com o desafio de aumentar a produção para atender o mercado nacional e mundial, representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), se reuniram nesta semana, em Brasília, para discutir medidas para desenvolver a cultura do café, em volumes que não depreciem os preços.

Com este cenário, o governo em articulação com as entidades do Conselho, estão construindo para o período de 2012 a 2015, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Setor Cafeeiro. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, ressaltou que, com as medidas implementadas pelo plano estratégico, pretende-se reduzir a volatilidade de preço para evitar o desequilíbrio entre a oferta e a procura do grão no mercado. "Com a estabilidade nos preços, permitirá ao cafeicultor aumentar sua produtividade, reduzindo custos", acrescenta Fontelles.

Pesquisa e difusão e transferência de tecnologia com reflexos diretos no aumento da produtividade foram destacados pelo novo gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo. "Cerca de 84% da cafeicultura é constituída de agricultores familiares e essas famílias, com a adoção de tecnologia, podem saltar de 10 a 12 sacas por hectares para 20 sacas por hectares, explica Bartholo. Os recursos do Funcafé vão financiar as pesquisas do Consórcio Café, coordenada pela Embrapa, para desenvolver novas variedades resistentes e produtivas de café, novas formas de manejo da lavoura, como adensamento da plantação e equipamentos agrícolas mais eficientes.

As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.