ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Selo de Origem "Região do Cerrado Mineiro" valoriza seus cafeicultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0


A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Coocacer), em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, realizou nesta última quarta-feira (21) seu primeiro embarque de café com o selo de origem de qualidade Região do Cerrado Mineiro, com destino ao Japão.

Foram exportadas 880 sacas de 60kg, com valor agregado final de 10% acima da cotação de NY. Esta exportação está vinculada, segundo a cooperativa, a outros embarques nos mesmos padrões que devem ocorrer em um futuro próximo.

Segundo o superintendente da cooperativa, Régis Damásio Salles, "o novo escopo dos cafés do cerrado com selo de origem, denominado Região do Cerrado Mineiro, tem como diferencial oferecer aos compradores o real valor da origem do café". Como o certificado tem código de barras, por meio da internet os compradores podem conferir todos os dados de origem e qualidade do produto. Relacionamos o nome do produtor, o nome da fazenda, o município e as características do café. Isto garante a origem do produto", explica.

O selo de Indicação Geográfica - IG, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) comprova que o café é produzido na região do Cerrado Mineiro e também a qualidade do produto. Para um dos produtores da região, Francisco Sérgio de Assis, este fato é motivo de comemoração. "Além do valor econômico agregado à saca, a grande vantagem é abrir a porta com um café com selo de origem e qualidade da região do cerrado mineiro", comentou.

Além dos laudos de qualidade e origem, os compradores japoneses também exigem que antes do embarque outros testes sejam realizados com amostras do produto que está sendo embalado. Ainda de acordo com o produtor, a negociação durou quase um ano.

Somente depois que um árbitro credenciado pela Associação Americana de Cafés Especiais realiza o teste sensorial de bebida e comprova se as amostras atendem as características que constam no selo de indicação geográfica é que a carga de café pode seguir viagem para o porto de Santos.

Café de Atitude: a estratégia renovada da Região do Cerrado Mineiro



Em abril de 2011 a Federação dos Cafeicultores do Cerrado apresentou uma nova estratégia, focada em novas maneiras de se produzir e de se fazer negócios. O projeto, sob o slogan ´Café de Atitude´ visa o reconhecimento dos produtores e o desenvolvimento da região e tem como objetivo os novos mercados, mais qualificados, e o crescente segmento de consumidores conscientes, que exigem produtos éticos e valorizam a origem, a alta qualidade e a rastreabilidade dos produtos que consomem.

Com isto pretende-se atrair investimentos de empresas, torrefadoras e cafeterias, do Brasil e do exterior, para parcerias em projetos individuais ou com grupos de produtores, relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da
região.

Segundo a Federação, 70% da produção anual (em média 5 milhões de sacas) são vendidos para torrefadoras de países da Europa, para os Estados Unidos e Japão. "O que pretendemos agora é buscar, junto aos consumidores e novos mercados, o reconhecimento da Região do Cerrado Mineiro como origem produtora de cafés éticos, produzidos em um terroir singular e garantidos por indicação geográfica", afirma a direção.

A meta é ambiciosa: consolidar uma nova percepção para a Região do Cerrado Mineiro, que é a de ser "Uma Região de Atitude para o Novo Mundo do Café". A proposta é que o consumidor perceba que não está adquirindo apenas um café, mas toda a experiência e a história da região e de suas comunidades. É uma estratégia de longo prazo, que será realizada a partir de parcerias empresariais e que exige o engajamento dos cafeicultores da região na produção e no desenvolvimento do ´Café de Atitude´.

As informações são do G1 e da Coocacer, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures