ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seis países serão responsáveis para atender aumento da demanda global de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O consumo global de café em 2011 atingiu 139 milhões de sacas, 4,7 milhões a mais do que o volume produzido na safra 2011/12, segundo a Organização Internacional do Café (OIC).

Considerando um cenário razoável de crescimento da demanda, a OIC estima que a produção mundial precisa alcançar 165 milhões de sacas em 2020.

Em todo o mundo, segundo projeções da P&A Marketing Internacional, 4 países apresentam potencial para aumentar de modo significativo a produção de cafés arábica e 2 países a de robusta: Brasil, Peru, Honduras, Etiópia (arábicas) e Vietnã e Indonésia (robustas).

Brasil:

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - Cecafé estima que a produção brasileira terá de crescer para 60 milhões de sacas até 2020, ante as 50,5 milhões estimadas para 2012/13. De 2001 a 2010, a produção cresceu cerca de 30% sem expansão da área plantada, resultado de um aumento significativo da produtividade das lavouras (70,6% de crescimento da safra 2001/02 para a safra 2012/13 - 24,5 sacas por hectare), segundo a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. O país seria o único capaz de aumentar a produção de arábicas (70% do total da produção) quanto de robusta (30% do total)

Hoje, ao contrário de toda tradição de nossa cafeicultura, o Brasil tem despontado como provedor de café de qualidade e sustentáveis, lembra Carlos Henrique Brando, sócio-diretor da P&A Marketing Internacional.

Etiópia:

Em 2011, a produção local foi de 6 milhões de sacas, segundo a OIC e as estimativas no país, não muito precisas, projeta safras de 8 a 9 milhões de sacas nos próximos anos. O país desvalorizou sua moeda, e o produtor passou a receber mais em dólar e ter mais renda. A privatização das fazendas estatais, embora seja um processo mais lento, também ajudou o país a aumentar a produção nos últimos anos.

Peru:

País é o terceiro maior produtor da América do Sul, produzindo 4 milhões de sacas em 2011, estando atrás apenas de Brasil e Colômbia. Apesar de uma possível redução na próxima safra, por causa do clima desfavorável, a P&A avalia que o Peru aproveitou o espaço deixado pela Colômbia (quebras de safra nos últimos anos) no mercado internacional, sendo um substituto mais barato para os grãos colombianos.

Honduras:

O país vem ampliando a produção e melhorando a qualidade do café. Em 2012/13, deverá superar 5 milhões de sacas, ante as 4 milhões de sacas produzidas em 2011/12 de acordo com a P&A. "Há terras e mão de obra disponíveis", observa Brando.

Vietnã:

Maior produtor mundial de robusta, enfrenta limitação de água para irrigação e falta de investimentos para o antigo parque cafeeiro. Mesmo assim, a produção, que ao longo da última década ficou estagnada em torno de 18 milhões de sacas, deve ficar entre 24 milhões e 26 milhões de sacas na safra 2012/13 - um recorde.

Indonésia:

País produziu 9 milhões de sacas em 2011 e tem potencial para alcançar entre 10 milhões a 12 milhões de sacas na próxima safra, se o clima for favorável. Assim, o país também já substituiu a Colômbia no posto de terceiro maior produtor de café.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures