ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sara Lee quer ser a 2ª em café no mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O presidente-executivo da Sara Lee, Jan Bennink, afirma que a empresa, dona de marcas de café como Senseo e Douwe Egberts, pretende tornar-se a segunda maior do mundo em vendas do produto, o que significa superar a rival Kraft Foods.

A empresa pode buscar a expansão por meio de aquisições, segundo Bennink. Ele assumiu o cargo em janeiro, depois de a Sara Lee, de Downers Grove, em Illinois, ter revelado planos para separar as divisões de café e carne.

"Podemos ser a maior? Não. A número dois? Sim", afirmou Bennink, recusando-se a dar prazos. "Precisamos dos investimentos certos e da visão certa". Para fazer isso, a Sara Lee precisará mais do que dobrar sua participação no mercado mundial de café, de acordo com a Euromonitor International, empresa que acompanha dados do setor.

A Nestlé é a maior vendedora de café do mundo. Bennink, holandês que foi executivo-chefe da Royal Numico, antes da venda da produtora de alimentos para bebês à Danone em 2007, planeja concentrar-se na máquina de cafés expressos Senseo, da Sara Lee, lançada há dez anos.

A empresa decidiu separar suas unidades depois de recusar avanços de pretendentes como a Apollo Global Management, JBS e KKR & Co. O executivo disse a investidores ontem (14) que a Sara Lee desmembrará as operações de café e não as de carne, como anunciado no começo do ano. Bennink afirmou ainda que a empresa não manterá o nome Sara Lee após a divisão.

Há aquisições "lógicas" para as operações de café da Sara Lee, disse Bennink, sem mencionar alvos específicos. Pelos números de 2 de abril, a Sara Lee tinha US$ 2,13 bilhões em dinheiro ou equivalentes. Entre os possíveis alvos estão a brasileira Café Bom Dia e a suíça Ethical Coffee, ambas de capital fechado, afirmou o analista John Baumgartner, da Telsey Advisory Group, em Nova York.

Bennink também criou uma equipe de gerentes da Senseo para preparar novos sabores e modelos. Em 2010, a empresa lançou uma versão de preço mais baixo da Senseo, fabricada pela Hamilton Beach Brands, unidade da NACCO Industries.

A Nestlé, da Suíça, lidera em vendas de café, com participação de 22% no mercado mundial, de acordo com a Euromonitor. A empresa vende o café instantâneo Nescafé e as cápsulas de café expresso Nespresso, o segmento que mais cresce na Nestlé.

Produtores de café como a Sara Lee, Kraft e Starbucks elevaram os preços neste ano para lidar com a alta nos custos do grão de café, que dobraram nos últimos 12 meses, influenciados pelas más condições climáticas em países produtores como a Colômbia. A Kraft tem 13% do mercado e a Sara Lee, 5,5%. A Kraft é dona de marcas como a Jacobs e Carte Noire e comercializa a máquina de expressos Tassimo.

O café é uma "categoria essencial" para a Kraft, que obtém cerca de US$ 5 bilhões em vendas de café no mundo, afirmou Mike Mitchell, porta-voz da empresa. Segundo ele, a Kraft continuará concorrendo "agressivamente"."Para ganhar essa participação de mercado, a Sara Lee precisa tirá-la da Nestlé ou da Kraft, e não acho que será a fatia da Nestlé", disse Baumgartner.

Tim Ramey, da D.A. Davidson, acredita que a Sara Lee deverá lançar versões da máquina Senseo e das embalagens individuais de café, chamadas de "pods". O analista classifica as ações com recomendação "neutra".

A reportagem é do jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures