ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sara Lee inova linha do Café Pilão com produto sustentável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Sara Lee Cafés inova o portfólio de Pilão com um produto sustentável em toda a cadeia produtiva. O Pilão Origem é um café de alta qualidade, com sabor superior, e foi desenvolvido com a proposta de minimizar os impactos ambientais do ciclo produtivo e pós-consumo. O novo produto faz parte do projeto Ponta a Ponta do Walmart e estará disponível a partir deste mês com exclusividade em todas as lojas da rede no país e, em breve, em todos os demais pontos-de-venda.

"A Sara Lee está, a cada dia, mais engajada em ser uma empresa sustentável. Assim que recebemos o convite do Walmart para o projeto Ponta a Ponta, enxergamos uma oportunidade de colocar em prática nossa preocupação em relação às questões ambientais, sociais e econômicas, oferecendo um produto de qualidade, que busca a harmonia com o planeta em toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos grãos até a casa do consumidor", Dantes Hurtado, Presidente da Sara Lee Cafés do Brasil.

As principais propostas de melhorias em termos de sustentabilidade se efetivaram principalmente no uso de matérias-primas e insumos certificados. Houve redução de 0,03 m3t de café no consumo de água e de 2,08 m3/t no consumo de gás natural devido à certificação ISO 14001 obtida durante o projeto.

Pilão Origem já nasceu em berço nobre: contém, em sua formulação, 60% de grãos UTZ Certified Good Inside®, certificação em aspectos de sustentabilidade, o que garantiu a certificação pelo programa Cafés Sustentáveis do Brasil da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Além de menor impacto ambiental, o café Pilão Origem, bebida encorpada, de aroma e sabor intensos, foi classificado na categoria de café Superior pelo Programa de Qualidade do café da ABIC.

Com uma criteriosa seleção do fornecedor em relação a aspectos de sustentabilidade, foi desenvolvida uma embalagem primária com redução de 9% na massa e com 70% menos tinta de impressão, resultando em um visual bastante inovador. Em relação às embalagens de transporte também foram feitas mudanças: as caixas foram confeccionadas a partir de papelão ondulados 100% reciclado com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Reduziu-se para zero o uso de etiquetas de identificação nas caixas e o filme stretch, envoltório dos paletes, teve sua massa reduzida em 20%.

Na ponta do consumo, disseminando a cultura de sustentabilidade, o café Pilão Origem utiliza a embalagem para informar e educar o consumidor quanto ao uso de sobras e resíduos pós-preparo, como o aproveitamento da borra de café no combate à dengue. "Esse projeto envolveu uma equipe multidisciplinar, com representantes das áreas de desenvolvimento de produtos, marketing, suprimentos, operações, logística, compra de café verde, planejamento, finanças, vendas e trade marketing. Em paralelo, toda a equipe de Desenvolvimento de Produtos esteve direta ou indiretamente envolvida, o que foi uma forma de aprendizado que será replicada em outros produtos da empresa", completa Dantes Hurtado.

As informações são do Portal Fator Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures