ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Saldo de negócios cresce 15% na Expocafé 2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thais Fernandes

A edição 2015 de uma das maiores feiras especializadas no agronegócio café no Brasil, a Expocafé, chegou a 28 mil visitantes nos três dias de feira. O evento ocorreu na Fazenda Experimental da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em Três Pontas (MG) e, de 1 a 3 de julho, o número de visitantes cresceu em 6 mil pessoas em relação a última edição, em 2014.

Foto: Divulgação / Expocafé
 
Foto: Divulgação / Expocafé


Segundo a organização, o volume de negócios também teve incremento de 15%, com saldo de negócios gerados e prospectados de R$ 230 milhões. “Mesmo em um ano de dificuldades macroeconômicas, expositores e produtores de café estiveram mais uma vez conosco e os números comprovam o sucesso desta 18ª edição da Expocafé”, disse o diretor-presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho. O número de expositores, 150 em 12 mil metros quadrados de área comercializada, foi recorde.

Programação
A programação da Expocafé 2015 reuniu feira com exposição de máquinas, implementos e acessórios; dinâmicas de campo; e uma série de cursos e palestras gratuitos. O CaféPoint, além de apoio de mídia oficial do evento, participou com estande onde recebeu milhares de produtores que responderam a etapa especial da Pesquisa Colheita Cafeeira Safra 2015.

Outro destaque foi o estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-Mg). No local, os produtores participaram de competições e brincadeiras para testar seus conhecimentos sobre a produção cafeeira, como a pergunta sobre quantos litros de café poderiam ser colhidos no pé da cultivar aranãs, levada ao espaço. Já no estande da Universidade Federal de Lavras (Ufla), estudantes de cinco núcleos de estudo voltados para a cafeicultura ofereceram palestras gratuitas.

Tecnologias para a cafeicultura
Responsável pela coordenação técnica da Expocafé, a Epamig apresentou a cultivar aranãs, que é resistente à ferrugem, com potencial para produção de bebida de qualidade. Esta que é a 15ª cultivar registrada pelo Programa de Melhoramento Genético de Café da Epamig, juntamente com outras instituições que integram o Consórcio Pesquisa Café, tem se destacado pela alta produtividade e adaptabilidade em diferentes regiões como Vale do Jequitinhonha e Sul de Minas.

Nas dinâmicas de campo, os visitantes da Expocafé conheceram em 17 estações o funcionamento de máquinas e equipamentos para a cultura. Já em seu estande, pela primeira vez a Epamig promoveu cursos de degustação e avaliação de cafés especiais, vinhos e azeites. Os participantes da feira conheceram mais sobre processamento de café de qualidade, características agronômicas, químicas e sensoriais de vinho e azeite, com degustação de produtos desenvolvidos com tecnologia da Epamig.

De acordo com a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig Sul de Minas, Vanda Cornélio, a Expocafé é uma oportunidade de a Empresa aproximar as tecnologias de cultivo aos cafeicultores de pequeno a grande porte e consumidor final. “O papel da transferência é potencializar a aplicação das novas tecnologias, considerando as realidades do cafeicultor e do mercado”.

A Expocafé é realizada pela Cocatrel, Epamig e Ufla, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 06/07/2015

Estive presente na Expocafé-2015. Considero que estava tudo muito bem. Acredito que todo produtor de café, independente do tamanho de sua lavoura, deve conhecer esta feira do agronegócio -Café e grande repassadora  de tecnologias.
GILVAN MAGANHOTO

LIMEIRA - SÃO PAULO

EM 06/07/2015

Estivemos na feira e foi muito importante para os novos negócios.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures