ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ruralistas da UE aprovam o etanol brasileiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A central agrícola europeia Copa-Cogeca recebeu favoravelmente um novo estudo europeu que confirmou os reflexos positivos dos biocarburantes sobre a redução de gases de efeito estufa. O grupo insiste em garantir uma boa parte da produção aos próprios europeus.

O relatório do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI), por encomenda da União Europeia, mostrou que o etanol de cana-de-açúcar do Brasil é o mais eficiente para reduzir as emissões - mesmo levando-se em conta os efeitos indiretos do uso da terra -, e projetou importações "consideráveis" procedentes do Brasil.

A Copa-Cogeca destacou que os biocombustíveis reduzem as emissões, diminuem a dependência europeia do petróleo e "promovem o emprego nas áreas rurais". A central identificou a expansão do consumo de biodiesel a partir de oleaginosas e de etanol a partir de cereais ou beterraba misturado à gasolina.

A central considera que a alta da demanda de matérias-primas agrícolas utilizada para produzir o biocarburante na UE até 2020 só necessita de um "leve" aumento da utilização de terras aráveis, entre 0,07% e 0,08%.

Contrariando o relatório, o grupo sustenta que esse efeito será maior se a liberalização do comércio dos produtos aumentar - ou seja, quer manter a maior fatia para os biocarburantes europeus, mesmo que a produção seja flagrantemente insuficiente para que a UE alcance suas metas.

Os subsídios agrícolas na UE consomem 40% de um orçamento de US$ 175 bilhões por ano. Um novo orçamento está para ser negociado para os próximos anos. A central agrícola europeia se apoia em pedir proteção, ainda mais no rastro de uma pesquisa da UE junto a 27 mil pessoas, divulgada ontem, que mostrou que os cidadãos europeus querem que o bloco gaste mais em subsídios para ajudar seus agricultores.

De seu lado, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que reúne usinas sobretudo do Centro-Sul do Brasil, acredita que a conclusão do relatório do IFPRI na defesa de um comércio mais aberto para os combustíveis renováveis permitirá que a política de biocombustíveis da Europa cumpra com seu comprometimento de reduzir as emissões de carbono no setor de transportes, principalmente porque o biocombustível mais eficiente em termos de redução de emissões será utilizado: o etanol de cana do Brasil, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% se comparado à gasolina.

Emmanuel Desplechin, representante-chefe da Unica na UE, ressalva que o estudo traz também imprecisões. Entre elas, o tipo de terra para a expansão da cana, que não levou em consideração o Zoneamento Agroecológico da cultura no Brasil, que previne a expansão de canaviais sobre qualquer tipo de vegetação nativa.

Já a Copa-Cogeca ressalvou que o estudo divulgado pela UE é marcado por várias incertezas, diante do fosso entre dados disponíveis e ausência de validação concreta das análises. A central considera especialmente "irrealista" anunciar que os rendimentos europeus cairão 10%, em média, até o ano de 2020.

A reportagem é de Assis Moreira, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures