ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rodrigues: cenário agrícola em 2010 é desfavorável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2009

1 MIN DE LEITURA

4
0
Apesar da previsão de uma safra maior, o cenário de rentabilidade para o agronegócio brasileiro em 2010 é desfavorável em relação a 2009, disse nesta terça-feira (24) o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Segundo ele, a safra 2009/10, cujo plantio de verão está sendo realizado, enfrentará três problemas: câmbio desvalorizado, insumos comprados com o dólar mais alto e preços internacionais cadentes.

"Este ano, apesar dos custos altos, a renda foi boa", afirmou Rodrigues em entrevista a jornalistas após participar do 11º Congresso de Agribusiness, promovido pela Sociedade Nacional de Agricultura, no Rio de Janeiro. "Com exceção de café e laranja que tiveram preços afetados e carnes que enfrentaram o embargo da União Europeia, o ano vai fechar razoavelmente bem. Em 2010, será pior por várias razões. Vejo com preocupação a safra de 2010", acrescentou.

Rodrigues se mostrou muito preocupado com previsões de mercado de que o dólar poderia baixar para R$ 1,60, o que afetaria as exportações e remuneração dos agricultores que compraram os insumos agrícolas no primeiro semestre com a moeda americana perto de R$ 1,90. O ex-ministro alertou ainda que no ano que vem a previsão é de safras recordes de alguns produtos no mundo, entre eles a soja, principal item da pauta agrícola brasileira. "Os estoques serão recordes. Os estoques de soja devem crescer 50 milhões de toneladas no ano que vem. Já tem gente falando em 7 ou 8 dólares o saco. Isso é um probelam sério", afirmou.

Rodrigues defendeu que o governo federal adote medidas para tentar minimizar as perdas do setor agrícola. Ele sugere uma redução na tributação do setor agrícola, aumento da oferta de crédito e medidas de incentivo para as exportações. "Algumas questões paliativas podem ser tomadas como a desoneração da produção e da exportação, o que esbarra na questão fiscal. A segunda medida seria tornar o crédito abundante e barato, o que também tromba com a receita. A terceira seria comprar dólares."

A matéria é de Rodrigo Viga Gaier, para o Estado Online, adaptada e resumida pela Equipe AgriPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLY GROOT.

HOLAMBRA - SÃO PAULO

EM 01/12/2009

Bem colocado pelo Sr.Roberto Rodrigues.
WILLY GROOT.

HOLAMBRA - SÃO PAULO

EM 30/11/2009

Parabens ao Sr. Roberto Rodrigues !
Mas enfim 2010 teremos CARNAVAL ,COPA DO MUNDO,ELEIÇOES e como sempre o produtor rural e o burro de carga "ESCRAVIDAO MODERNA"onde os filhos dos produtores rurais passam em frente ao banco e fazem o sinal da cruz.Afinal meu pai esta enterrado aqui.
Desejo um otimo 2011
abraços
ADIMAR LEONEL SOUTO

SÃO FRANCISCO DE SALES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 26/11/2009

Todo trabalhador precisa ter a justa remuneração pelo seu trabalho. Com o produtor rural não pode ser diferente.
O que as vezes esquecemos é de que para termos alimento em nossas mesas houve em algum lugar o suor de um produtor rural. Portanto nada mais justo do que viabilizar açoes que possibilite produção com dignidade para quem a realiza.
Saudações...
EDVARDE ROBERTE SANTANA

ITUMBIARA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2009

O Sr Roberto Rodrigues, tem competencia, foi ex-ministro da agricultura e tem credibilidade, portanto, gostaria de ver esta reportagem em todos os Bancos que operam na area rural, principalmente Banco do Brasil, sendo ela motivo para reflexões do setor e também para analises futuras do agronegocio.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures