ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RO: revitalização da cafeicultura visa aumento da produção

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O governo de Rondônia tem investido no fortalecimento da cultura do café. Para isso lançou no mês passado, a campanha "Sistema de Condução de Cafeeiro (poda). Trata-se de um programa de tecnificação e diversificação da cultura cafeeira que visa o aumento da produtividade e da qualidade do café, bem como a melhoria da renda do produtor, especialmente os da agricultura familiar.

A credibilidade na revitalização da cafeicultura de Rondônia como incremento para a economia do estado é consenso entre o governador Confúcio Moura, o secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Anselmo de Jesus Abreu e o secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Elisafan Batista de Sales. Para eles é chegada a hora de incentivar os agricultores a realmente conduzir as suas lavouras de forma mais tecnificada possível, deixando para trás a técnica extrativista e utilizando tecnologias recomendadas pela pesquisa.

"Neste particular, o estado de Rondônia dispõe de pacotes tecnológicos que levam em consideração as particularidades das condições edafoclimáticas, onde se destaca o Sistema de Condução (podas de produção) que pode dar importante contribuição ao aumento da produtividade. E, complementada com adubações, espera-se que se atinjam os níveis econômicos desejáveis para uma exploração rentável", diz Milton Messias dos Santos, técnico da Seagri.

Para que esse programa tenha êxito foi realizada uma capacitação de 151 técnicos da Emater nos municípios de Ariquemes, Machadinho do Oeste, Buritis, Alto Paraíso, Ji - Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé e Jacy Paraná. Também serão implantadas, por determinação do secretário Anselmo, através do Fundo de Apoio a Cafeicultura (Funcafé), 12 unidades demonstrativas de sistemas de condução de cafeeiros (podas), sendo duas em cada território, e sete unidades de observação em irrigação de café conilon. As unidades serão instaladas nos município de São Felipe do Oeste, Alvorada do Oeste, Seringueiras, Outro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste, Cacoal e Ministro Andreazza. Também está sendo disponibilizado para a Universidade de Rondônia (Unir), campus de Rolim de Moura, um conjunto de irrigação com objetivo de estudos que viabilizem os problemas de déficit hídrico da cafeicultura.

As unidades demonstrativas serão objetos de visitas pelos técnicos e cafeicultores para constatarem o aumento da produção, quando é utilizada a poda de produção nas lavouras de café, e passem a adotar está prática. Já, as unidades de observação em irrigação e unidades demonstrativas terão acompanhamento dos extensionistas da Emater nos municípios contemplados com as unidades, e supervisão, através de visitas trimestrais, pelos técnicos da Seagri e pelo supervisor em produção vegetal dos regionais a Emater.

Pretende-se com isso demonstrar a importância da adoção de maiores níveis tecnológicos para o alcance de produtividades econômicas da cultura do café. Desta forma serão realizadas ações como: incentivar a aplicação das tecnologias propostas; demonstrar a viabilidade de alcance de produtividades econômicas e a viabilidade da recuperação de lavouras com potencial de produção; e possibilitar a utilização destas unidades demonstrativas para difundir as tecnologias aplicadas através de excursões, dias de campo e dias especiais.

As informações são da Emater/RO, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures