ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RO recebe proposta da Embrapa para aumentar produtividade do leite e café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/03/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, recebeu em nome do governador Confúcio Moura, a proposta de aumento de competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar rondoniense café e leite. O documento foi entregue pelo chefe geral da Embrapa Rondônia, Cesar Teixeira e Samuel Oliveira, chefe de Transferência de Tecnologia da instituição no Estado.

Segundo o documento, Rondônia é o segundo produtor de café conilon do país, produzindo cerca de um milhão de sacas por ano. É o sétimo produtor nacional de leite com mais de dois milhões de litros/dia. A produtividade de ambos os sistemas é baixa, três litros/dia/vaca e apenas 11 sacas de café beneficiada por hectare, reflexo do baixo nível de inovação tecnológica.

De acordo com Samuel Oliveira, o Estado tem reduzido sua participação na produção nacional do café e leite, tendo como reflexo a perda de competitividade da agricultura estadual por se encontrar em um patamar tecnológico baixo e estagnado. No entanto, há tecnologia conhecida para aumentar a produção e a produtividade do café e do leite em Rondônia.

Na realidade, o estudo apresentado pelos técnicos da Embrapa, mostra que há inúmeros fatores, entre eles se destacam a baixa capacidade gerencial, reflexo da baixa escolaridade e do envelhecimento da população rural, além do preço dos insumos agropecuários e da ausência de uma política de remuneração ao produtor. Também há um gargalo na assistência técnica.

É importante salientar que a Emater presta importante serviço ao Estado, mas o acúmulo de funções na organização e a limitação de pessoal exige a presença de técnicos generalistas que acompanham muitas propriedades, o que dificulta a assistência técnica efetiva. Por outro lado, existe um grupo emergente de produtores, ávidos por tecnologia, que ainda não conseguiram contato regular com a assistência técnica.

A proposta de inovação tecnológica para a Embrapa visa o aumento da competitividade da agricultura familiar rondoniense por meio de uma ação de intensificação e otimização da assistência técnica, especializada e de qualidade, oferecida pelo Estado. Pretende-se otimizar resultados de inovação, produtividade e competitividade com o menor uso de recursos possível, acentua, César Teixeira.

Estabelecer uma força tarefa na Emater de trabalho exclusivo com leite e café. Estes técnicos se localizarão preferencialmente nos principais municípios produtores de café e leite no Estado. A Embrapa se propõe a capacitá-los em um sistema de produção exequível para os pequenos produtores rurais visando aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto.

Assim, cada técnico terá como trabalho exclusivo o acompanhamento de até trinta propriedades, uma das quais será transformada em unidade de referência tecnológica para o programa. O número de técnicos que comporão essa iniciativa definirá a abrangência do projeto que é objeto de decisão do Governo do Estado. Estes técnicos serão referência para o leite e café e capacitarão outros profissionais nas áreas de tecnologias e sistemas de acompanhamento nas propriedades. Técnicos da iniciativa privada também serão convidados a participar do programa.

A Emater e Embrapa localizarão nos principais municípios produtores de café e leite do Estado, até trinta produtores rurais, que serão acompanhados por cada técnico. Estes produtores rurais devem ser os mais propensos à inovação tecnológica, com disposição de custearem os investimentos que se fizerem necessários para as melhores propostas respondendo com a máxima inovação tecnológica visando sua inserção competitiva no mercado.

Segundo os técnicos da Embrapa, o trabalho será progressivo e pedagógico. Para o rebanho leiteiro serão trabalhados nutrição, incluindo o manejo de pastagem, sanidade e genética. Na cafeicultura se trabalharão poda, adubação e correção do solo, colheita e pós-colheita. A grande motivação para o início do programa em Rondônia é o lançamento da primeira variedade de café no Estado, a BRS Conilon.

A proposta entregue ao secretário Evandro Padovani, também prevê que o governo do Estado incentivará o programa através do fornecimento de calcário aos participantes e poderá negociar com os bancos o subsídio ao crédito, através do pagamento dos juros para os produtores que se fizerem adimplentes. Esta é uma proposta de continuidade ao trabalho iniciado na Seagri de Rondônia.

A matéria é da Assessoria Seagri, adaptada pela Equipe AgriPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures