ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

República Dominicana importa café do Vietnã e do Haiti

MERCADO

EM 27/09/2011

0
0
A República Dominicana, antes um importante produtor e exportador de café, agora importa o produto para completar o consumo interno. As importações são feitas do vizinho Haiti e do país asiático, Vietnã. O consumo local de café é de cerca de 383 mil sacas de 60 quilos e a produção é de cerca de 230 mil sacas, o que significa que o país estaria importando mais de 153 mil sacas anuais, segundo técnicos da área cafeeira.

Um relatório do Conselho Dominicano de Café (Codocafé) aponta que a produção do ano cafeeiro de 2010/2011 foi de 383 mil sacas e que foram exportadas 84 mil sacas de café por um valor de US$ 25,3 milhões. A cafeicultura dominicana, que tem recuperado um pouco as exportações com os cafés especiais, "segue devastada" como consequência do imposto de 36% nas exportações, fixado na década de 80, além de pragas e doenças que afetaram o cultivo (em particular a ferrugem e broca do café), dos furacões, dos baixos preços, além da falta de atenção oficial, que levaram o setor cafeeiro a um colapso nunca antes visto entre 1990 e 2004. Nesse período, a produção de café caiu 60%, de 675 mil sacas na colheita de 1990-91 para somente 269 mil sacas em 2003-2004. Durante esse período, o volume das exportações de café da República Dominicana caiu 89%, passando de 458 mil sacas em 1990-91 para 52 mil sacas em 2003-04.

Nos anos 70 e 80 o país exportava 383 mil sacas de café. A Cordillera Central era o suporte do café, com mais de 60 mil operações e, agora, sobraram somente umas 10 mil. Em Constanza, de 20 mil operações, sobraram somente 4 mil e, em Barahona, o café praticamente desapareceu.

Assim como desapareceu o café, também desapareceram os produtores desse grão. Dos mais de 70 mil que havia nos anos 70, sobraram apenas uns 14 mil. A maioria dos terrenos que antes tinha café agora tem frutas plantadas ou está ocupada por gados.

O consumo interno de café aumenta, assim como a população e a quantidade de turistas que o país recebe todo ano e que, atualmente, passa de 4 milhões.

A reportagem é do www.hoy.com.do, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.