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Região do Cerrado acompanha tendência do mercado

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2011

2 MIN DE LEITURA

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O novo mundo do café está mudando e as exigências por qualidade, sustentabilidade, originalidade são crescentes. Foi com essa percepção que a Região do Cerrado investiu e trabalhou para mudar sua marca acompanhando as tendências do mercado.

A região do Cerrado Mineiro é a primeira Indicação Geográfica de café do Brasil.

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com o apoio do Sebrae-MG desenvolveu uma nova estratégia baseada no conceito ´Café de Atitude´.

O Café de Atitude expressa esse novo mundo do café que está passando por uma evolução incrível. "Café de Atitude é um jeito de pensar, de agir, de influenciar os produtores, produzir cafés éticos, e mais", comenta Paulo Vischi, diretor de estratégia da Be Consulting, empresa de consultoria de gestão e inovação responsável pelo projeto de branding da região.

As formas de produzir , comercializar e preparar o café estão mudando. Além disso, os consumidores estão mais conscientes e buscando produtos de qualidade, sustentáveis, originais, de atitude.

Segundo Paulo Vischi, os jovens de 18 a 28 anos são os verdadeiros formadores de opinião, que contróem uma visão de mundo. Sendo assim, a necessidade de mudança surgiu da descoberta do perfil do consumidor, de acordo com o que acontece no mundo e com as pessoas.

"O Brasil não está a frente dos demais países pois ainda está focando no produto e não nas origens. Na Guatemala e México por exemplo o foco é nos produtores", analisa Vischi.

Foi exatamente pensando nisso que a marca passou de Café do Cerrado para Região do Cerrado. "A história do café está na origem e o valor está no saber fazer do ser humano para influenciar a altitude, o solo, clima da região".

Paulo Vischi acredita que muitos compradores não veem o valor dos cafés brasileiros, o estilo de vida dos produtores, o modo de produzir, as caracterísitcas específicas do produto influenciada pela forma de produzí-lo. Contudo isso pode ser trabalhado e o reconhecimento conquistado.

Para Juliano Tarabal, Superintendente da Fundação Café do Cerrado, a nova estratégia da Região do Cerrado Mineiro vai além do produto café. "Nosso propósito é integrar, desenvolver e conectar as pessoas, influenciando a transformação e a evolução da cultura do café. Nós ajudamos as pessoas do mundo do café a fazer mais e melhor", diz ele.

O produto Café de Atitude

O ´Café de Atitude´ incorpora todos os aspectos produtivos, sociais e culturais da Região do Cerrado Mineiro. Por isso, é um produto ético, rastreável e de alta qualidade:

Ético: cafés produzidos com práticas sustentáveis, que gerem desenvolvimento, reconhecimento e valor compartilhado para os produtores, para a Região do Cerrado Mineiro e para os parceiros estratégicos.



Rastreável: cafés produzidos por um processo de produção único, tendo como base os atributos singulares da indicação geográfica protegida da Região do Cerrado Mineiro, comprovados e garantidos pela certificação de origem, sustentabilidade e qualidade.



Alta qualidade: cafés diferenciados, produzidos com origem preservada em um terroir singular que caracteriza a Região do Cerrado Mineiro.



A marca

Recém lançada, segundo Vischi a marca da Região do Cerrado representa uma explosão de integração e conhecimento, além da conexão.



De acordo com ele, a marca não é um desenho e sim uma ideia. " A ideia tem que ser simples e relevante e as pessoas têm que entender e viver essa marca".

O trabalho agora é criar valor junto às organizações e produtores para que se possa construir um futuro para a região, traçando o caminho que a região deve seguir e a capacidade de onde pode chegar, assim como extender o projeto para as demais regiões produtoras do Brasil.

Natália Fernandes, de Houston, enviada pelo Sebrae/MG
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

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JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 03/06/2011

Caro Bruno, boa tarde.

Em primeiro gostaríamos de agradecer pelo seu comentário. Trouxe-nos uma oportunidade de explicar e transmitir melhor nosso posicionamento aos que ainda não o compreenderam.





A marca que vinha sendo trabalhada, "Café do Cerrado" como você mesmo colocou atingiu reconhecimento dentro do agronegócio café leia-se torrefadoras, exportadores, traders, cooperativas, algumas cafeterias, entre outros tanto no mercado doméstico como em alguns pontos no mercado internacional. No entanto percebemos que "Café do Cerrado" não esta implícito na mente dos consumidores, que é o nosso foco dentro da nova estratégia.

Percebemos ainda que "Café do Cerrado" compete de certa forma com as  marcas de café industrializados. Um exemplo: Pense na embalagem do Café Três Corações. Nela esta impressa a logo do Café Três Corações, que é a marca que esta sendo comercializada. Imagimenos então que o Café Três Corações, como já fez uma vez há alguns anos quisesse veicular a marca "Café do Cerrado" remetendo a nossa origem, a origem produtora junto a sua embalagem. Haveria uma confusão para o consumidor leigo, que poderia confundir qual a marca de café torrado e moído que ele esta comprando: Café Três Corações ou "Café do Cerrado"?

Percebemos ao estar nas principais cafeterias de São Paulo como Santo Grão, Café do Ponto, Suplicy, entre outras, que os mesmos se remetem ao café de nossa região utilizando a origem Cerrado Mineiro ou Cerrado de Minas, que identifica a procedência do café, de qual região ele veio.

O Cerrado é um bioma enorme, temos no Brasil Cerrado Mineiro, Cerrado Goiano, Cerrado Baiano, entre outros, portanto "Café do Cerrado" podem ser vários cerrados.





Região do Cerrado Mineiro é o nome oficial de nossa Indicação Geográfica reconhecida pelo INPI que esta caminhando para também ser reconhecida Denominação de Origem Controlada, ou seja, existia um erro de nomenclatura que foi sanado por um trabalho feito com embasamento e relevância para nossa região.

Traçando um paralelo aos vinhos, que muito já avançaram em suas Indicações geográficas, um típico vinho da Espanha de uma região chamada Rioja, não vem escrito, "Vinho de Rioja", mas sim a marca do vinho acompanhado, caso o mesmo seja certificado e atenda os padrões de qualidade do selo da região de Rioja.

Nosso foco é chegar ao consumidor de forma clara e valorizar nossa origem, portanto nossa plataforma é a Região do Cerrado Mineiro. Devemos nos ater que não é uma logo ou um nome que faz a diferença. A Região do Cerrado Mineiro deve ser reconhecida peça sua ATITUDE. Queremos integrar nossa região, desenvolver novas formas de fazer negócio e nos conectarmos ao consumidor, torrefadores e cafeterias, gerando valor à nossa região, aos cafeicultores e as pessoas que estão em nossa região, produzindo café de forma ética e sustentável, o Café de atitude!

Caso ainda tenha alguma duvida estamos a inteira disposição para sanarmos as mesmas.

Grande abraço.

Juliano Tarabal
BRUNO SOUZA

EM 30/05/2011

O Cafe do Cerrado tem feito um trabalho de vanguarda desde que foi criado no inicio dos anos 90. E´ muito importante fazer uma reciclagem para acompanhar as tendencias de mercado, so nao entendo a razão da mudanca da marca e do nome, afinal esta marca e nome é conhecida mundialmente no mercado de café a 20 anos, e uma mudanca radical como esta é como comecar de novo,  Cafe do Cerrado foi inclusive a primeira região brasileira de cafe a ter indicação geografica delimitada.

Sera que a marca Café do Cerrado vai morrer ou continuara sendo negociada por outra empresa ou entidade?

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