ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor terá crédito para fazer hedge

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
Notícia de Mauro Zanatta para o jornal Valor Econômico informou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar, nos próximos dias, uma linha de crédito que financiará, a juros de 8,75% ao ano, os custos de ingresso e de manutenção dos produtores nos mercados futuros.

A medida servirá para superar gradualmente a política de socorro emergencial ao campo em épocas de crise, que custará R$ 20 bilhões aos cofres públicos nos próximos dez anos. E também ampliará a proteção da carteira de crédito rural do Banco do Brasil contra eventuais calotes via mitigação de riscos das operações do setor.

O plano federal para a atual safra 2006/2007 já prevê um adicional de até 15% sobre o limite de crédito individual para quem utiliza mecanismos de proteção de preços.

Com a nova medida, o crédito adicional deverá ser liberado numa conta privativa específica para as margens de garantia. Enquanto não estiverem sendo usados para cobrir os ajustes, os recursos serão remunerados com base num percentual da taxa de juros interbancária (CDI).

A estratégia do governo busca integrar os produtores aos mercados mais modernos de comercialização das safras e proteção de renda, por baratear o acesso à proteção.

Hoje, o hedge está restrito a alguns grandes produtores, cooperativas e agroindústrias, além de frigoríficos e confinadores de gado bovino.

"Isso soa como música. A linha de crédito somada à capilaridade do Banco do Brasil vai dar mais liquidez ao mercado e abrirá para outras instituições", avalia o diretor de Derivativos Agropecuários e Energia, Félix Schouchana. A bolsa negocia hoje cerca de 1 milhão de contratos diários, dos quais apenas 6 mil são agropecuários. "Não será a panacéia do setor, mas uma importante vacina contra variações bruscas de preços".

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures