ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeira etapa do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é concluída

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2012

1 MIN DE LEITURA

2
0
Nesta primeira etapa do concurso, as amostras passaram por análises física e sensorial. Na avaliação física foram observados o tipo dos grãos, a umidade e a coloração. Na sensorial, foi feita a classificação das amostras de acordo com as qualidades da bebida pronta. Trezentos produtores estão classificados.

Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG, Marcos Fabri Junior, a segunda e a terceira etapas de avaliação física e sensorial serão realizadas com novas amostras coletadas e preparadas conforme os artigos 5, 6 e 7 do regulamento do concurso. Os cafés deverão ser entregues nas unidades regionais da Emater-MG até o dia 31 de outubro de 2012. O resultado final do concurso será divulgado em novembro.

Na edição deste ano, foram inscritas 1.428 amostras. 1.108 na categoria café natural e 320 na café cereja descascado. Foram aceitos exclusivamente cafés da espécie arábica da safra 2012.

A competição é aberta aos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. O objetivo é estimular os cafeicultores a buscarem a melhoria da qualidade, que possibilita o aumento da competitividade do produto nos mercados interno e externo e a geração de renda.

De acordo Marcos Fabri Junior, o concurso, realizado desde 2004, tem também um caráter educativo. Segundo ele, os resultados das análises serão detalhados em laudos e entregues para os extensionistas da Emater-MG responsáveis pelas inscrições. "Dessa forma, produtor e técnico terão condições de discutir quais as possibilidades existentes dentro das tecnologias preconizadas para a produção de bons cafés. Ou seja, o concurso é um trabalho de melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais", ressalta Fabri.

O 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - por meio da Emater-MG - em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café, e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado.

As informações são da Emater, adptadas pela equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO BARBOSA

SÃO PEDRO DA UNIÃO - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 11/07/2013

FERNANDO BARBOSA

SÃO PEDRO DA UNIÃO - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 31/10/2012

Sou um dos que passaram da 1º fase no concurso de café

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures