ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsão de Clima: La Niña favorece chuva na colheita

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2009

5 MIN DE LEITURA

0
0
A última simulação climática continua indicando enfraquecimento do fenômeno La Niña atual até o mês de maio, com o retorno da neutralidade a partir do próximo inverno. Com o cenário de enfraquecimento da La Niña, a previsão para o período de colheita é de alguns episódios de chuva. Não teremos um outono e um inverno chuvosos, mas os episódios poderão trazer transtornos às atividades de colheita.

Com uma tendência de neutralidade climática para meados do ano, as ondas de frio poderão avançar livremente pelo país, favorecendo declínio acentuado da temperatura. À medida em que avançamos no tempo, maior passa a ser a confiabilidade na previsão da temperatura absoluta. Dois simuladores indicam ondas de frio chegando às áreas produtoras de café entre o final do outono e decorrer do inverno. Nenhum simulador indica, no entanto, temperatura baixa o suficiente para trazer geadas às áreas produtoras.

Um simulador indica para o norte do Paraná e sul de Minas Gerais mínimas em torno dos 5°C por volta dos dias 30 de maio, 16 e 17 de junho, 28 de junho e 26 de julho. Já um segundo simulador indica a entrada de apenas uma onda de frio, com mínima em torno dos 6°C por volta do dia 10 de julho. Tanto uma como outra simulação são preliminares e há necessidade de novas análises nos próximos meses para confirmarmos valores e datas.

Por fim, vale salientar que nenhuma simulação indica ondas de frio sobre o país a partir de agosto. Neste ano, as ondas de frio ficarão restritas a um período mais curto.

Previsão por área

Cerrado

As chuvas diminuíram no Cerrado a partir da segunda quinzena de fevereiro. Em Patrocínio, por exemplo, não foram registradas chuvas de mais de 10mm em 24 horas entre 16 de fevereiro e 04 de março. Entretanto, tudo indica que até o final deste mês de março, há previsão de grandes acumulados novamente. Para o outono, espera-se muita variação com períodos secos alternados com chuvas fortes e de curta duração.

Em abril, por exemplo, na primeira quinzena, espera-se um desvio negativo na casa dos 50% na primeira quinzena e em torno da média na segunda quinzena. Em maio, novamente há previsão de precipitações abaixo da média na primeira quinzena, com desvio em torno dos 50% e acima da média, com desvio em torno dos 25%, na segunda quinzena. Este desvio positivo, aliás, também está associado à onda de frio prevista em um dos simuladores (30 de maio).

Toda vez que uma frente fria muito intensa chega ao Sudeste durante o outono e inverno, há previsão de chuvas fortes e de curta duração em toda a Região. Em junho, registraremos precipitações abaixo da média na primeira quinzena, com desvio negativo em torno de 30%, e em torno da média na segunda quinzena.

Chamamos a atenção para o mês de julho, onde pelo segundo mês há previsão de precipitações bem acima da média (a média é bastante baixa neste mês, diga-se de passagem). De qualquer forma, registraremos eventos de precipitação tanto na primeira como na segunda quinzena. O desvio chega a 20% e a quase 120%, respectivamente.

Já em agosto, além da previsão de calor, esperam-se precipitações bem abaixo da média com desvios negativos de 65% na primeira quinzena e de 75% na segunda quinzena.

Sul de Minas

O outono deverá começar mais seco que o normal no sul de Minas Gerais neste ano, com previsão de precipitações abaixo da média tanto na primeira como na segunda quinzena. Em abril, o desvio chega a 45% e a 25%, respectivamente. Na primeira quinzena de maio, ainda há previsão de precipitações abaixo da média, com desvio em torno dos 20%. Entretanto, na segunda quinzena, uma frente fria deverá gerar chuvas fortes e com curta duração. O desvio positivo neste período deverá chegar a 10% no sul de Minas Gerais.

A partir daí, entre junho e julho, frentes frias deverão sempre gerar precipitações entre a média e acima da média. Na primeira quinzena, não há previsão de anomalia, mas na segunda quinzena, o desvio chega a 40%. Em julho, o desvio positivo chega a 60% na primeira quinzena e a 25% na segunda quinzena. Já em agosto, registraremos uma situação oposta, com previsão de precipitações abaixo da média e temperaturas mais elevadas que o normal.

Sul da Bahia

Depois de um verão com chuvas irregulares, o outono promete registrar precipitações entre a média à ligeiramente acima da média por conta de três sistemas meteorológicos: ondas de leste, ventos alíseos e frentes frias. Diferentemente do último ano, quando as chuvas mais intensas ficaram concentradas sobre o Rio Grande do Norte, neste ano, espera-se uma situação mais próxima da normalidade em boa parte do leste do Nordeste e norte do Espírito Santo. Em abril, não há previsão de anomalias.

Já em maio, a simulação indica desvios positivos de 40% na primeira quinzena e de 65% na segunda quinzena. Para junho, espera-se normalidade na primeira quinzena e desvio positivo de 20% na segunda quinzena. A partir de junho, há previsão de maior irregularidade. Na primeira quinzena, a precipitação será 30% menor que o normal e, na segunda quinzena, a precipitação será 25% maior que o normal. Em agosto, segue a irregularidade com desvio positivo de 30% na primeira quinzena e desvio 10% abaixo da média na segunda quinzena.

Norte do Espírito Santo

Assim como o sul da Bahia, o norte do Estado do Espírito Santo deverá registrar um outono bem mais úmido que o observado em 2008. Entretanto, os desvios não serão tão significativos como no sul da Bahia. Em abril, espera-se normalidade na distribuição das chuvas. Em maio, na primeira quinzena, há previsão de chuvas até 25% acima da média, mas na segunda quinzena, observaremos desvio 10% negativo. Esse desvio negativo prosseguirá na primeira quinzena de junho, com valor em torno dos 25%. Já na segunda quinzena do mês, espera-se normalidade.

Julho e agosto apresentarão irregularidade na distribuição das precipitações. Em julho, espera-se desvio negativo de 20% na primeira quinzena e de 35% acima da média na segunda quinzena. Já em agosto, há previsão de precipitações 15% acima da média na primeira quinzena de de 25% abaixo da média na segunda quinzena.

Norte do Paraná

Assim como o sul de Minas Gerais, o norte do Paraná (e o Estado de São Paulo) deverão começar o outono com tempo mais seco e terminar a estação com episódios de chuvas intensas e rápidas. Em abril, há previsão de precipitações 25% abaixo da média, tanto na primeira como na segunda quinzena. Maio também começará mais seco que o normal com desvio negativo de até 20%.

Entretanto, a partir da segunda quinzena de maio, frentes frias intensas deverão avançar pelo país e provocar chuvas fortes e de curta duração. Na segunda quinzena de maio, o desvio positivo nas precipitações chega a 30%. Em junho, os desvios positivos chegam a 35% na primeira quinzena e a 40% na segunda quinzena. Em julho, os desvios positivos chegam a 20% na primeira quinzena e a 50% na segunda quinzena. Apenas em agosto, a situação se inverte com previsão de desvio negativo em torno dos 20% na primeira quinzena e próximo da média na segunda quinzena.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia
Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures