ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços em vigor não refletem realidade do mercado, afirma Carlos Paulino

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/08/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Os preços do café na safra 2015 não têm sido suficientes para pagar as contas dos produtores brasileiros, é o que afirma o presidente da maior cooperativa brasileira de café, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé). Carlos Alberto Paulino foi um dos convidados para o debate no Fórum de Logística realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Para Carlos Paulino, os atuais preços não cobrem os custos de produção de maneira satisfatória. “Preços que estão vigorando hoje não estão refletindo a realidade do mercado”, afirmou o presidente. “Os produtores que podem segurar seus produtos, não estão colocando café no mercado mesmo”. Ainda segundo Paulino, a tendência é que esta estratégia se mantenha entre os cafeicultores brasileiros.

Ainda durante o evento, que ocorreu nesta terça-feira (4/8), Paulino falou sobre estratégias para reduzir custos com logística. Entre elas, a substituição de sacas e big bags por transporte a granel. “Até alguns anos atrás, todo o café era transportado em sacarias. Isso onerava demais e está ficando cada vez mais difícil. Antes, seis funcionários demoravam 48 minutos para encher um caminhão. Hoje, um funcionário com 22 minutos carrega um caminhão”, explica. De acordo com Paulino, o atraso na colheita da Cooxupé para a safra 2015, que chega a 22%, não afetará os gastos com logística já que as vendas são efetuadas em longo prazo.

Confira trecho da fala de Carlos Paulino:





Dólar

No mercado do agronegócio a alta do dólar tem trazido sustentação aos preços e abertura de mercado internacional. Contudo, a importação de grande parte de defensivos e matérias utilizadas pelos produtores brasileiros, coloca em dúvida o lado positivo da elevação da moeda norte-americana.

A dúvida foi levantada pelo consultor Marcus Magalhães, que acredita que a tendência é que a alta do dólar tenha resultado negativo, ao menos em curto prazo. “Eu acho que hoje a alta é um pouco mais vilã, já que os custos de produção sobem mais do que o mercado está subindo os preços”, conclui.

Confira as cotações cafeeiras no Mercado Físico e Futuro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures