ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços das commodities agrícolas seguem elevados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Os preços das principais commodities agrícolas negociadas pelo Brasil no exterior confirmaram as expectativas e permaneceram em patamares elevados em janeiro, ainda sustentados por demandas em geral firmes, restrições ou ameaças às ofertas, dólar fraco e forte interesse de grandes fundos de investimentos nesses mercados.

Cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos futuros de segunda posição de entrega - normalmente a de maior liquidez - de produtos referenciados ou na bolsa de Chicago (soja, milho e trigo) ou em Nova York (açúcar, algodão, cacau, café e suco de laranja) mostram que todos eles encerraram janeiro com ganhos em relação a dezembro - entre 3,57% (cacau) e 9,51% (algodão) - e que quase todos, exceto o cacau, apresentam valorizações em relação às médias de janeiro do ano passado, entre 9,69% (açúcar) e 100,17% (algodão).

Nesse contexto, aumentaram o temor de que o encarecimento mundial dos alimentos provoque uma nova crise permeada por protestos em países mais pobres, como em 2008, e a pressão internacional para a adoção de mecanismos que contenham a especulação e a volatilidade na bolsas.

Segundo especialistas, se depender dos fundamentos de oferta e demanda, os sinais mais fortes ainda são de cotações bem acima das médias nos próximos meses, ainda que o provável incremento da produção sobretudo de algodão e grãos no Hemisfério Norte na safra 2011/12 sejam mais concretos em virtude dos atuais preços remuneradores. O problema é que esses aumentos terão de ser expressivos, e para isso será preciso investimento nas lavouras e clima favorável.

No Fórum Global de Commodities da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês), realizado ontem (31) em Genebra, Etsuo Kitahara, diretor executivo do Conselho Internacional de Grãos (IGC), projetou que os preços dos grãos continuarão elevados porque os estoques totais caíram 36% no ano passado, em larga medida em decorrência dos estragos provocados pelo clima adverso na produção do Hemisfério Norte na safra 2010/11. Os estoques de trigo declinaram 24%, e os de milho tombaram 50%.

Além da redução da produção, a sustentação dos preços é ajudada pela restrição às exportações em alguns países. Em 2010/11, Rússia, Ucrânia e Cazaquistão deixaram de exportar 29,1 milhões de toneladas de grãos. Uma parte disso poderá ser compensada por maiores embarques dos EUA (11 milhões de toneladas), Argentina (5,3 milhões), UE (3,9 milhões) e Austrália (2,5 milhões). Em 2011/12, Kitahara reforça o coro dos que acreditam em "disputas" de terras nos EUA por parte de produtores de milho e de soja.

Hoje a balança parece pender para milho, já que a demanda pelo produto dos EUA, que tem vocação histórica para o plantio do grão, está aquecida, apesar da queda apurada pelo governo do país na semana passada. E os preços, estão próximos ao recorde histórico de 2008, mesma situação observada no Brasil, conforme a consultoria Céleres.

Não é positivo, porém, o cenário para as cotações de algodão, que rondam máximas nunca antes vistas. Terry Townsend, diretor executivo do International Cotton Advisory Committee, estimou em Genebra, com "alto grau de confiança", que os preços poderão cair pela metade até o fim do ano por causa do aumento da oferta.

Para os cafeicultores exportadores, José Sette, diretor executivo interino da Organização Internacional do Café (OIC), traçou um cenário positivo no fórum da Unctad. Estimou que a tendência altista perdurará até o fim do ano, já que a demanda é constante e o mercado vive um choque de oferta. A Colômbia, segundo maior produtor de café arábica, vem de três safras com problemas e a próxima safra do líder Brasil, disse, ainda gera controvérsias. "Não estou dizendo que os preços vão subir mais, mas o nível atual é muito atraente".

Outro que deverá seguir valorizado é o açúcar, conforme Lindsay Jolly, economista da Organização Internacional do Açúcar (OIA). Pelo menos até que o mercado saiba quanto a Índia será autorizada a exportar e tenha mais informações sobre o quanto o Brasil destinará de sua próxima safra de cana à produção do adoçante. A OIA projeta alta das produções de açúcar e etanol em 2011/12 no Brasil.

A reportagem é de Assis Moreira e Fernando Lopes, para o jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures