ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: fazenda de referência conquista certificação UTZ

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/09/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Fazenda Califórnia, localizada no município de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, é a primeira propriedade cafeeira do Estado a conquistar a UTZ Certified, programa mundial de certificação que estabelece o padrão para a produção e o fornecimento responsáveis de café.

A UTZ Certified é regida por um Código de Conduta que determina critérios para a produção sustentável de café, respeitando quesitos sociais e ambientais. O Código se baseia em convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e inclui os princípios das boas práticas agrícolas. Em todo o Brasil, apenas 100 propriedades detêm o selo.

Para alcançar o alto padrão de sustentabilidade e excelência socioambiental que torna a Fazenda Califórnia uma referência, seu dirigente, Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, vem, desde 2004, recorrendo ao benchmarking, visitando propriedades-modelo em seus segmentos de mercado e implantando soluções, além da participação em eventos técnicos de cafeicultura por todo País.

Outro importante impulso recebido pela propriedade é o Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma proposta do Sebrae/PR e outras entidades, iniciada em 2006, que visa apoiar a produção e comercialização de cafés especiais na região, por meio de incentivos em inovação tecnológica, capacitação, obtenção de certificações, acesso a conhecimento técnico e a novos mercados, consultorias, associativismo, entre outras realizações.

Para o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa Cafés Especiais, Odemir Capello, a conquista do certificado pela Fazenda Califórnia mostra a importância de se investir na elevação da qualidade dos cafés produzidos na região do norte pioneiro. "Graças ao comprometimento e à mudança de postura dos cafeicultores, hoje o café produzido no norte pioneiro está se tornando referência nacional e internacional. A melhoria da comercialização do produto exige mudanças dentro e fora da porteira", analisa.

Luiz Roberto Saldanha Rodrigues detalha o processo de auditoria para a concessão da UTZ Certified. Ele conta que foram realizadas entrevistas com colaboradores da Fazenda, todos escolhidos de forma aleatória.

Na opinião do cafeicultor Saldanha Rodrigues, para se obter bons resultados na atividade é necessário investir no tripé produtividade, qualidade e comercialização. "O café é hoje nossa cultura mais lucrativa, apesar de cara, mas é preciso avaliar a questão do custo-benefício. Quanto menor a produção, maior é o custo fixo e mais onerosa é a colheita. O nível de qualidade deve atingir todo o sistema de produção, não apenas o café especial. Além disso, é necessário manter uma média de comercialização boa que remunere a cultura", recomenda o produtor.

Passo a passo
A propriedade iniciou o processo de certificação da UTZ em 2007, ano que foi auditada pela primeira vez. Luiz Roberto Saldanha Rodrigues lembra que, na época, o acesso a mercado era restrito, mas a organização do setor ampliou os mecanismos de comercialização.

Em agosto deste ano, a Fazenda Califórnia foi reauditada e obteve a certificação UTZ Certified. Para poder sustentar e manter a certificação, os diretores da Califórnia investiram fortemente em gestão de recursos humanos.

Há mais de cinco anos, a Fazenda Califórnia realiza capacitações constantes para sua equipe. São treinamentos voltados aos colaboradores sobre assuntos técnicos e temas ligados à qualidade de vida.

A implantação e condução de todas as lavouras cultivadas na Fazenda Califórnia são orientadas por um plano socioambiental, que objetiva a redução de impactos ambientais gerados pela atividade e pela melhoria contínua de qualidade de vida para os aproximadamente 150 funcionários.

O controle de qualidade do café produzido na Fazenda começa desde a escolha das sementes, a produção de mudas, o preparo do solo, a implantação da cultura, passando pelo manejo de plantas daninhas, o manejo nutricional da cultura, o manejo de pragas e doenças até os treinamentos para funcionários, em todos os procedimentos e processos.

"A obtenção de uma certificação dessa importância não deve ser encarada, pelos produtores, como mais uma obrigação, mas como uma forma de se atender e se adequar às exigências do mercado. As adaptações que o selo exige geram quebra de paradigmas e isso é importante para sobreviver na atividade", observa Luiz Roberto Saldanha Rodrigues.

A área de produção de café da Fazenda Califórnia é de 220 hectares. Neste ano, a produção média deve chegar a cinco mil sacas, mas a meta dos administradores da Califórnia é atingir 12 mil sacas nos próximos anos. São cultivadas na propriedade as variedades Coffea arábica, Obatã, Mundo Novo 388/17 e 376/4, Catuaí Amarelo: IAC 62 e IAC 86.

As informações são do Sebrae, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures